Respostas
A Primeira Guerra Mundial foi uma experiência histórica que promoveu uma grande reviravolta na visão estabelecida em relação à Europa. O Velho Continente era considerado o “berço da civilização” e o modelo de desenvolvimento e progresso a ser seguido pelas demais nações do mundo. No entanto, essa visão romantizada da Europa escondia as “selvagerias” das disputas econômicas desenvolvidas ao longo do século XIX. Alemanha teve grande destaque nesse processo ao formar o seu Segundo Reich (Segundo Império) que, em pouco tempo, conseguiu fazer frente às grandes potências européias. Nessa época, a economia capitalista alcançou o auge da livre concorrência causando uma superprodução responsável pela crise no final do século XIX.
A consumação de tantas rixas por meio da guerra, ao contrário do que se imaginava, não resolveu as contendas entre as potências capitalistas. O horror causado pelo grande número de perdas humanas não bastou para que as relações políticas e econômicas fossem repensadas. Terminado o conflito em 1918, uma nova série de disputas foi reavivada dando origem a novas atrocidades materializadas nos confrontos da Segunda Guerra Mundial.
Após a Segunda Guerra Mundial, a sociedade internacional passou a ter como principal objetivo a criação de acordos protetivos que visem a resguardar a dignidade da pessoa humana. Entretanto, a Segunda Guerra Mundial significou a ruptura do valor dos direitos humanos e o Pós Guerra deveria significar sua reconstrução. O movimento de internacionalização dos direitos humanos deflagrou-se no Pós Guerra, em resposta às atrocidades cometidas ao longo do nazismo. O presente ensaio traz uma breve análise da influência, embora dolorosa, da Segunda Guerra Mundial, que fez surgir as bases deste novo Direito, fundadas, principal e essencialmente, nas urgentes e necessárias promoção e proteção da dignidade da pessoa humana em âmbito universal, que teve como marco inicial a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.
Resposta:O rompimento pelos nazistas do Pacto Germano-Soviético firmado entre a Alemanha e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), no ano de 1939, fez com que a União Soviética entrasse na Segunda Guerra em 1943. ... Os Estados Unidos entraram fundamentalmente na Segunda Guerra Mundial no ano de 1941.
Explicação: