Respostas
O critério para dividir o mundo em Oriente e Ocidente após o século XV passou a ser o critério cultural.
Com o Renascimento e fim do feudalismo, o comércio foi retomado com os países que o contato foi cortado ou que houve tentativas de invasão.
A divisão do mundo em Ocidente e Oriente foi capaz de estabelecer o critério eurocêntrico com maior força, uma vez que tudo que não correspondia à cultura europeia era tido como oriental.
O critério para dividir o Ocidente e o Oriente foi o critério cultural.
Esta divisão não está diretamente relacionada aos conceitos de posicionamento geográfico, mas a visão de que a Europa possuía mais técnicas e conhecimentos sobre o mundo e que não estava presente na cultura dos povos orientais.
Estas características englobam a cultura, o contexto político, social econômica e religiosa. O território da América Latina, onde o Brasil está localizado, seria uma região que faz parte do Ocidente.
O Ocidente é representado por parte da Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália, regiões influenciadas pela cultura greco-romana e pelo cristianismo. Para esta visão eurocêntrica de divisão do globo, o mundo oriental é formado por povos que possuem costumes exóticos, considerados inferiores.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/24777360