2) Dos enunciados a seguir, marque a letra “V” se o enunciado for verdadeiro e a letra “F” se for falso. a. ( ) O estilo é caracterizado pelo contraste emocional em face do que é intelecto; b. ( ) O estilo não se caracteriza como desvio da norma linguística; c. ( ) O estilo não é objeto de estudo da Estilística; d. ( ) A estilística da língua não se preocupa com o estudo das variantes normais com valor expressivo-afetivo; e. ( ) O desvio só é tolerado, quando está a serviço de uma finalidade estética; f. ( ) Na análise estilística, o professor deve decompor a obra em suas partes constitutivas para melhor interpretá-la; g. ( ) Tanto as consoantes como as vogais são de grande motivação sonora; h. ( ) O substantivo, as expressões cotidianas que usamos, o adjetivo com ideia superlativa não possuem nenhuma expressividade, por fazerem parte da Estilística mórfica; i. ( ) Não altera o valor afetivo-expressivo a passagem de substantivos abstratos a concretos; j. ( ) A base da estilística semântica é a denotação e a conotação
Respostas
Olá,
a. Verdadeiro. O estilo é caracterizado não pelo contraste individual x coletivo, mas sim pelo contraste emocional em face do intelectual.
b. Falso. Para Mattoso, o estilo se caracteriza em regra como desvio da norma linguística.
c. Falso. Estilo é uma escolha linguística. É modo de uso de recursos linguísticos: fonológicos, morfológicos, sintáticos, lexicais, semânticos ou discursivos.
d. Falso. A estilística da lingua tem definições poéticas e retóricas, tem seu centro na expressão, exteriorização psíquica de nossos anseios e sentimentos; e no apelo, no exercício da influência.
e. Verdadeiro. A distinção entre a estilística e a gramática está no contraste entre linguagem afetiva e linguagem intelectiva.
f. Verdadeiro. O ideal é o trabalho colaborativo da língua com a literatura.
g. Verdadeiro. O emprego das vogais e consoantes possuem efeitos que afetam a nossa sensibilidade.
h. Falso. O substantivo, as expressões cotidianas que usamos, o adjetivo com ideia superlativa e o adjetivo com ideia superlativa, fazem parte do estudo da estilística mórfica, podem ser mais limitados, porém tem expressividade.
i. Falso. Faz-se a passagem de abstratos a concretos na relação de alteração no valor afetivo-expressivo.
j. Verdadeiro. A denotação e a conotação estabelecem a significação intelectiva das palavras, e são o escopo da estilística semântica.