Questões sobre a fabula: O Julgamento da Ovelha
1)A resposta da ovelha revela que a acusação do cachorro era falsa ou nao?por que?
2)O narrador diz que durante o julgamento a ovelha defendeu-se muito bem apresentando "razoes muito irmãs do cordeirinho que o lobo em tempos comeu"Oque ele quis dizer com isso?A que historia se refere ao narrador?
3)Segundo o texto o juri estava interessado em julgar o caso com justiça ou não?Por que?
4)Que mensagem vc acha que essa fabula transmite ao leitor?
5)Escreva uma frase que na sua opinião expresse a moral dessa fabula?
6)explique o sentido que as preposições usadas neste trecho expressam:"O gavião reuniu o tribunal ""para "" julgar a causa sorteando """para""" isso doze urubus """de""" papo vazio"??
Respostas
Respostas às questões sobre a fábula: O Julgamento da Ovelha, do escritor Monteiro Lobato.
1) A resposta da ovelha revela que a acusação do cachorro era falsa, porque para a ovelha, um osso tinha o mesmo valor que um pedaço de pau.
2) Durante o julgamento, a ovelha defendeu-se com "razões muito irmãs do cordeirinho que o lobo em tempos comeu", quer dizer, com argumentos muito semelhantes ao do indefeso e manso cordeirinho diante da avidez e desmedida agressividade de um lobo. A história que se refere o narrador é a fábula de La Fontaine, O Lobo e o Cordeiro:
"Um cordeiro estava bebendo água num riacho. O terreno era inclinado e por isso havia uma correnteza forte. Quando ele levantou a cabeça, avistou um lobo, também bebendo da água.
- Como é que você tem a coragem de sujar a água que eu bebo - disse o lobo, que estava alguns dias sem comer e procurava algum animal apetitoso para matar a fome.
- Senhor - respondeu o cordeiro - não precisa ficar com raiva porque eu não estou sujando nada. Bebo aqui, uns vinte passos mais abaixo, é impossível acontecer o que o senhor está falando.
- Você agita a água - continuou o lobo ameaçador - e sei que você andou falando mal de mim no ano passado.
- Não pode - respondeu o cordeiro - no ano passado eu ainda não tinha nascido.O lobo pensou um pouco e disse:
- Se não foi você foi seu irmão, o que dá no mesmo.
- Eu não tenho irmão - disse o cordeiro - sou filho único.
- Alguém que você conhece, algum outro cordeiro, um pastor ou um dos cães que cuidam do rebanho, e é preciso que eu me vingue. Então ali, dentro do riacho, no fundo da floresta, o lobo saltou sobre o cordeiro, agarrou-o com os dentes e o levou para comer num lugar mais sossegado."
3) Segundo o texto o juri não estava interessado em julgar o caso com justiça, porque era composto por animais carnívoros e famintos.
4) A mensagem que a fábula transmite é a de que onde reina a força da maioria, não há justiça para a minoria.
5) A moral da história é: Contra a força não há argumentos.
6) O sentido das preposições usadas expressam dependência e conexão entre os termos da oração.
Bons estudos!
Resposta: A ovelha e o Lobo ferido
Explicação: ou o julgamento da ovelha