Desde a Antiguidade discute-se o que deve ser considerado ciência e o que não deve. Uma dessas discussões representa os debates contemporâneos entre as ciências naturais e as ciências sociais. Karl Popper, filósofo austríaco desenvolveu este “princípio”, segundo o qual as teorias que não pudessem ser refutadas por meio de observações e testes empíricos não teriam a capacidade de provar que eram verdadeiras, mas apenas que eram falsas. Portanto, não deveriam ser consideradas como ciência. Esse princípio desenvolvido por Karl Popper é conhecido como
Respostas
O princípio que afirma que as teorias que não podem ser refutadas por observações e testes não tem capacidade de se provarem verdadeiras, desenvolvido por Karl Popper, é o “Princípio da falseabilidade”.
Popper foi um dos grandes criadores da metodologia da pesquisa nas ciências sociais no século XX, defendendo que a ciência deveria ser baseada na observação e teoria, pois somente se pode tirar conclusões sobre o que já foi conhecido e observado.
Resposta:METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Período da atividade
1-Um projeto de pesquisa é um planejamento detalhado da pesquisa que será realizada. Embora possa sofrer alterações, essa proposta inicial deve ser viável. Pensando no projeto de pesquisa, identifique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas a seguir.
( ) 1 – O projeto de pesquisa deve contemplar redação de textos breves e claros.
( ) 2 – O projeto deve definir o caminho a ser percorrido na pesquisa.
( ) 3 – O projeto de pesquisa deve ser um esquema de coleta e análise de dados.
( ) 4 – A conclusão do trabalho deve estar presente no projeto.
( ) 5 – O projeto de pesquisa pode servir de base para solicitar financiamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, respectivamente.
Alternativas:
1 V – 2 V – 3 V – 4 F – 5 V. CORRETA
2) Analise as duas afirmativas a seguir.
1ª afirmativa - A pesquisa científica tem início a partir de uma dificuldade a ser solucionada. Para isso, levanta-se uma hipótese, que é uma proposição inicial que direciona à provável causa a ser identificada.
2ª afirmativa - A pesquisa científica poderá provar se essa hipótese é verdadeira, ou parcialmente verdadeira, ou falsa, e também poderá levantar possibilidades para realização de novas pesquisas e novas hipóteses.
Pode-se concluir que:
Alternativas:
As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. CORRETA
3) No site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (http://agencia.fapesp.br/equivocos_de_redacao_prejudicam_trabalhos_cientificos_brasileiros_/17508/), Elton Alisson, relatou as informações do especialista em redação e publicação científica, Gilson Volpato. O texto publicado em 3 de julho de 2013, com o título de “Equívocos de redação prejudicam trabalhos científicos brasileiros”, ressaltou que, embora estejam se esforçando para melhorar as habilidades de redação, os pesquisadores brasileiros ainda não dominam a redação científica. Segundo o especialista, há boas pesquisas brasileiras, mas pouco citadas porque os resultados são mal apresentados. É comum erro na introdução de um texto científico abordar apenas a literatura científica sem fundamentação nas bases teóricas e objetivos da pesquisa.
A partir das lições aprendidas na disciplina Metodologia da Pesquisa Científica e acompanhando as ideias do texto, escolha a alternativa adequada de conclusão.
I) É inegável a importância de um bom projeto de pesquisa, mas é importante também saber produzir um bom artigo científico relatando os resultados da pesquisa realizada.
II) Um relato de pesquisa desenvolvido com domínio das técnicas de redação científica contribui para a sua divulgação junto à comunidade científica nacional ou internacional.
III) As bases teóricas da ciência e da comunicação devem servir de guias para a redação científica.
Estão corretas as conclusões contidas em:
Alternativas:
I, II e III. CORRETA
4) Considere as afirmativas a seguir.
O raciocínio deve ser organizado e coerente, gerando um encadeamento lógico das ideias. Nesse sentido, a indução e a dedução são formas de raciocínio ou de argumentação.
I) O movimento do pensamento lógico parte do geral para o específico, no caso do método dedutivo.
II) As três partes do encadeamento lógico são: premissa maior, premissa menor e resultados.
III) No método indutivo, o movimento do pensamento lógico é no sentido do específico para o geral.
Está correto o que se afirma em: Alternativas:
I e III, apenas. CORRETA
5) O médico e cientista da Unicamp, Professor Egberto Turato (2003, p. 54,) em seu livro “Tratado de metodologia da pesquisa clínico qualitativa”, explica que este tipo de conhecimento é discriminado pelos cientistas como uma visão de “fora para dentro”. Cientistas vulgares consideram que este tipo de conhecimento é inferior à ciência, porque não passaram pelo refinamento dos métodos científicos. Exemplo disso é que pessoas comuns tomam decisões acertadas sem terem recorrido a conhecimentos acadêmicos. Este tipo de conhecimento é conhecido como _______________________.
Alternativas:
Empírico. CORRETA
Explicação: