Descreva o que é o Triângulo Histórico da cidade de São Paulo e justifique a importância dessa área para o entendimento da história de nossa cidade.
Respostas
O triângulo histórico da cidade de São Paulo foi formado com a chegada dos jesuítas ao planalto do Piratininga, considerado uma localização segura dos ataques indígenas e com clima privilegiado, era uma colina alta e plana e cercada pelos rios Tamanduateí e Anhangabaú. Fundaram o Colégio dos Jesuítas em 25 de janeiro de 1554 e as primeiras casas de taipa, dando início ao povoado de São Paulo de Piratininga.
Elevado a condição de Vila em 1560, durante séculos ficou restrita ao conhecido centro velho de São Paulo, ou Triângulo Histórico, demarcado pelo Pátio do Colégio, pela Igreja de São Francisco e pelo Mosteiro de São Bento, com seu comércio restrito às ruas Direita, XV de Novembro e São Bento.
Como ponto principal das expedições dos bandeirantes, foi em 1711, promovida a categoria de cidade, sendo estes os responsáveis pela ampliação das regiões Sudeste e Sul e pela ampliação da área urbana, com a abertura das novas ruas Líbero Badaró e a Florêncio de Abreu.
Entretanto, foi somente com a Declaração da Independência, já no século XIX, que São paulo viu sua grande expansão, passando por profundas transformações econômicas e sociais, decorrentes da expansão da lavoura cafeeira em várias regiões paulistas, da construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí e do afluxo de imigrantes europeus.
Bons estudos!