Comente a peça "Frei Luis de Sousa" de Garret do ponto de vista da moralidade da época em que ela foi ambientada. Que crítica a sociedade e as instituições podemos apreender na obra?
Respostas
A peça "Frei Luis de Sousa" é do gênero drama, criada em 1844, considerada como a principal obra de Almeida Garret e apresenta duas características do Romantismo que são: recuperação de passado histórico e um caso de amor trágico.
A fidalga Madalena casa-se e tem uma filha com Manuel Coutinho, nobre português, após seu marido dom João ser dado como morto em uma batalha. No entanto, após 20 anos, dom João volta a Portugal e o casal como penitência, para dissolver sua culpa buscam a igreja e Manuel Coutinho torna-se Frei, fato que leva a filha do casal ao desespero e morte.
Do ponto de vista da moralidade da época, a peça escandaliza um pecado, uma situação de abominação para a mulher (que deve ficar a vida toda guardada para seu marido) e para o nobre que "sujou seu nome" ao se casar com uma mulher já casada (este era o pensamento da sociedade e da Igreja).
Os julgamentos e pensamentos da sociedade e das Instituições acabaram por dar um desfecho trágico para um caso de amor, logo, toda a pressão gerou sentimentos de culpa, vergonha e desespero, que destruíram 3 vidas.