Respostas
respondido por:
5
A divisão do continente africano teve seu início na segunda parte do século XIX. Porém, foi um pouco depois, na Conferência de Berlim
(1884 – 1885) que a delimitação das fronteiras da África atingiu seu
ponto máximo. Nesta conferência foram decididas normas a serem
obedecidas pelas potências colonizadoras. Apesar do intuito inicial da
reunião ter sido o de acertar os limites de interesse econômicos destes
países na região, não foi possível alcançar um equilíbrio entre as
ambições imperialistas de cada nação. A partilha da África foi decidida por Rússia, EUA e 14 países da Europa.
Partilha da África entre impérios europeus. (Mapa de base: Eric Gaba [CC-BY-SA 3.0] / via Wikimedia Commons). [CC-BY-SA 3.0]Líder do imperialismo na época, a Inglaterra dominou o norte do Mar Mediterrâneo até o extremo Sul do continente africano, região onde se encontrava o Cabo da Boa Esperança. Um importante nome britânico neste processo foi o de Benjamin Disraeli, que conseguiu tomar o Canal de Suez do completo domínio francês e egípcio.
respondido por:
2
A divisão do continente africano teve seu início na segunda parte do século XIX. Porém, foi um pouco depois, na Conferência de Berlim (1884 – 1885) que a delimitação das fronteiras da África atingiu seu ponto máximo. Nesta conferência foram decididas normas a serem obedecidas pelas potências colonizadoras. Apesar do intuito inicial da reunião ter sido o de acertar os limites de interesse econômicos destes países na região, não foi possível alcançar um equilíbrio entre as ambições imperialistas de cada nação. A partilha da Áfricafoi decidida por Rússia, EUA e 14 países da Europa. Partilha da África entre impérios europeus. (Mapa de base: Eric Gaba [CC-BY-SA 3.0] / via Wikimedia Commons). [CC-BY-SA 3.0]Líder do imperialismo na época, a Inglaterra dominou o norte do Mar Mediterrâneo até o extremo Sul do continente africano, região onde se encontrava o Cabo da Boa Esperança. Um importante nome britânico neste processo foi o de Benjamin Disraeli, que conseguiu tomar o Canal de Suez do completo domínio francês e egípcio.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
A Conferência contou com a participação de 15 países, 13 pertencentes à Europa e o restante advindo dos Estados Unidos e da Turquia. Apesar dos Estados Unidos não possuírem colônias no continente africano, era um poderio que se encontrava em fase de crescimento, visando assim a conquista de novos territórios.