• Matéria: Física
  • Autor: contafalsa2019
  • Perguntado 7 anos atrás

[URGENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE] Normalmente, as nuvens presentes em algumas tempestades estão eletrizadas positivamente ou negativamente. A transferência de elétrons entre essas nuvens e entre as nuvens e a Terra (ou vice-versa) é conhecida como raio e ocasiona a presença de relâmpagos (emissão de luz). Além disso, como o movimento de elétrons gera aquecimento ao longo de seu trajeto, o ar sofre uma rápida expansão, ocasionando uma onda sonora conhecida como trovão.

.Determine a quantidade de elétrons transferido quando, após um raio, A terra recebe uma carga de -10C. Considere a Terra inicialmente neutra. (Dado: e=1,6.10⁻¹⁹C)

Respostas

respondido por: vchinchilla22
10

A quantidade de elétrons transferido quando, após um raio a terra recebe uma carga de -10 C é de: 6,25* 10¹⁹ elétrons.

A Lei de Coulomb estabelece que, a carga elétrica pode ser determinada a partir da multiplicação do número de elétrons (n) pelo valor da carga elementar (e):

Q = n\;*\;e

Assim sabendo que, o valor da carga elementar ou carga do elétron é a constante física que corresponde à unidade mínima e indivisível de carga elétrica e seu valor é:  

e = 1,6*10^{-19}C

Agora, também sabemos que a terra recebe uma carga de - 10C, que seria a carga total, com isso, podemos substituir na fórmula e isolar a quantidade de elétrons transferido (n):

10 C = n\;*\; 1,6*10^{-19}C\\\\n = \frac{10C}{1,6*10^{-19}C} \\\\n = 6,25*10^{19}\; e

Perguntas similares