Respostas
Mercantilismo é conhecido como um conjunto de ideias e práticas econômicas executadas pelos Estados absolutistas europeus durante a Idade Moderna, posterior ao período do Feudalismo
renascentismo é um período histórico entre meados do século XIV e o fim do século XVI que surgiu como ruptura ao pensamento católico presente na maioria da população, que colocava Deus no centro de tudo (teocentrismo), e dizia que o homem veio a terra como pecador, que deveria sofrer e apenas atingir a felicidade no céu. o renascentismo pregava o antropocentrismo (o homem no centro), que via os humanos como a imagem semelhança de Deus, como sua melhor criação, seguindo uma linha de raciocínio em que o homem PODERIA SIM, ser feliz na terra.
o mercantilismo é a intervenção do estado sobre a troca de mercadorias (comércio) criando uma série de processos protecionistas que garantiam o enriquecimento com base na quantidade de capitais armazenados nos seus cofres. Quem saía ganhando com este sistema econômico era exclusivamente a burguesia e a nobreza.