[URGENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE] Normalmente, as nuvens presentes em algumas tempestades estão eletrizadas positivamente ou negativamente. A transferência de elétrons entre essas nuvens e entre as nuvens e a Terra (ou vice-versa) é conhecida como raio e ocasiona a presença de relâmpagos (emissão de luz). Além disso, como o movimento de elétrons gera aquecimento ao longo de seu trajeto, o ar sofre uma rápida expansão, ocasionando uma onda sonora conhecida como trovão.
.Determine a quantidade de elétrons transferido quando, após um raio, A terra recebe uma carga de -10C. Considere a Terra inicialmente neutra. (Dado: e=1,6.10⁻¹⁹C)
Respostas
Bom, brother, é um problema bem simples, seguinte:
Esse "e" que é dado na questão, equivale a carga em C (coulombs) de 1 elétron apenas. Sabe-se, no entanto, que um raio é o deslocamento de vários elétrons, e não de apenas 1, e somando a carga de cada um desses elétrons do raio, tem-se a carga total do raio.
Assim, é dado na questão, que o raio fez com que a terra recebesse um total de carga -10 C (está negativo, porque como se trata de elétrons, a carga deve ser negativa, mas durante o cálculo devemos usar o módulo desse número, ou seja, 10 C). Dessa forma, somando-se a carga de todos os X elétrons que foram deslocados, o resultado deve ser -10 C ; Logo:
carga de 1 elétron . número X de elétrons = carga total
e . X = carga total
1,6 . 10^-19C . X = 10C
X = 10C / 10^-19C
X = 10^20 (dez elevado a vinte elétrons)