1 - a proposta dos parâmetros curriculares nacionais(pcn) quanto a pratica da resolução de problemas em sala de aula segue alguns princípios:
A - O PONTO DE PARTIDA DA ATIVIDADE MATEMATICA É A DEFINIÇAO, NAO O PROBLEMA. NO PROCESSO DE ENSINO / APRENDIZAGEM, CONCEITOS, IDEIAS E METODOS MATEMATICOS NAO DEVEM SER ABORDADOS MEDIANTE A ESPLORAÇAO DE PROBLEMAS.
B - O PROBLEMA CERTAMENTE NAO É UM EXERCICIO EM QUE O ALUNO APLICA, DE FORMA QUASE MECANICA, UMA FORMULA OU UM PROCESSOOPERATORIO. SO HA PROBLEMA SE O AUNO FOR LEVADO A INTERPRETAR O ENUNCIADO DA QUESTAOQUE LHE É POSTA E A ESTRUTURAR A SITUAÇAO QUE LHE É APRESENTADA.
C - APROXIMAÇOES SUCESSIVAS AO CONCEITO SAO CONSTRUIDAS PARA RESOLVER UM CERTO TIPO DE PROBLEMA; NUM OUTRO MOMENTO, O ALUNO UTILIZA O QUE APRENDEU PARA RESOLVER OUTROS, O QUE EXIGE TRANSFERENCIAS, RETIFICAÇOES, RUPTURAS, SEGUNDO UM PROCESSO ANALOGO AO QUE SE PODE OBSERVAR NA HISTORIA DA MATEMATICA.
D - O ALUNO NAO CONSTROI UM CONCEITO EM RESPOSTA A UM PROBLEMA, MAS CONSTROI UM CAMPO DE CONCEITOS QUE TOMAM SENTIDO NUM CAMPO DE PROBLEMAS. UM PROBLEMA MATEMATICOÉ UMA SITUAÇAO QUE DEMANDA A REALIZAÇAO DE UMA SEQUENCIA DE AÇOES OU OPERAÇOES PARA OBTER UM RESULTADO. OU SEJA, A SOLUÇAO NAO ESTA DISPONIVEL DE INICIO, MAS É POSIVEL CONSTRUI-LA.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A - SOMENTE ALTERNATIVA A,B,C ESTAO CORRETAS.
B - SOMENTE B, C E D ESTAO CORRETAS
C - SOMENTE A, B, D ESTAO CORETAS
D - TODAS ESTAO CORRETAS.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2 - A REVISAO E A FORMULAAO DA EDUCAÇAO MATEMATICA PROPOSTAS PELOS PARA METROS CURRICULARES NACIONAISAO ENSINO FUNDAMENTAL PASSAM NECESSARIAMENTE POR UMA MUDANÇA NA FORMA DE AVALIAÇAO DOS ALUNOS.
A ESTE RESPEITO PRESCREVEM OS PCN QUE:
OS RESULTADOS EXPRESSOS PELOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇAO, SEJAM ELES PROVAS, TRABALHOS, POSTURA EM SALA, CONSTITUEM INDICIOS DE COMPTENCIAS E COMO TAL DEVEM SER CONSIDERADOS. A TAREFA DO AVALIADORCONSTITUI UM PERMANENTE EXERCICIO DE INTERPRETAÇAO SE SINAIS, DE INDICIOS, A PARTIR DOS QUAIS MANIFESTA JUIZOS DE VALOR QUE LHE PERMITEM REORGANIZAR A ATIVIDADE PEDAGOGICA.
EM RELAÇAO AO PROCESSO DE AVALIAÇAO OS ALUNOS, CONSIDERE AS SEGUINTES AFIRMAÇOES:
A - NAO BASTA COLETAR INDICIOS SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS, O PROFESSOR PRECISA TER EM MENTE O MODO COMO IRA TRABALHAR COM TAIS INFORMAÇOES. É PRECISAMENTE NESTE PONTO QUE SURGE A ANALISE DO ERRO COMO POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM.
B - O SER HUMANO É FALIVEL, LOGO A APRENDIZAGEM ESCOLAR TEM NO ERRO UM COMPONENTE INEVITAVEL. O RRO DEVE SER ENCARADO COMO UM NOVO CAMINHO PARA SE ALCANÇAR O ACERTO; É CLARO QUE O PROFESSOR DEVE OMAR O DEVIDO CUIDADO PARA QUE OS ALUNOS ENTENDAM QUE ERRAR NAO E BOM. POIS EMBORA O ERRO INTEGRE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, ACERTO É QUE DEVESER A META CONSTANTE.
C - É MUITO COMUM QUE O ALUNO, FRENTE A UM NOVO PRENDIZADO, NAO SABIA COMO ACERTAR. ENTAO, NA BUSCA PELO ACERTO, REALIZA AGUMAS TENTATIVAS, CONSTRUINDO SUA PROPRIA LOGICA PARA ALCANÇAR A SOLUÇAO SATISFATORIA. NESTE PROCESSO, O ERRO DEVE SER CONSIDERADO PELO PROFESSOR, POIS NESSE CASO NAO SEVE COMO UMA FORMA DE CRESCIMENTO EM BUSCA DO ACERTO.
D - CASO TODOS OS ERROS FOSSEM TRABALHADOS DE MANEIRA IDENTCA, AENAS IDENTIFICANDO E ESPLICANDO OUTRA VEZ, ALGUNS ALUNOS SERIAM CAPAZES DE PROGREDIR, CASO A EXPLICAÇAO ESCLARECESSE ALGUMA FORMA PARTICULAR DE DUVIDA, POREM A MAIORIA DOS ALUNOS PERMANECERIA COM SUAS DUVIDAS, SEM A COMPREENSAO NECESSARIA PARA ENCONTRAR SEU PROPRIO CAMINHO RUMO AO ACERTO.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A - SOMENTE A, B, C ESTAO CORRETAS
B- SOMENTE B, C, D ESTAO CORRETAS
C - SOMENTE A, B, D ESTAO CORRETAS
D - TODDAS ESTAO CORRETAS.
Respostas
respondido por:
1
a resposta e a letra b
mar2015:
NAO ENTENDI SAO 2 PERGUNTAS QUAL A RESPOSTA DE CADA UMA?
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás