Qual é a sua opinião sobre a ação de muitos países, principalmente os mais ricos do planeta, em manter em seus museus obras importantes de diversos países? Cite exemplos de obras que se enquadram nessa realidade .
Respostas
Países como França, Inglaterra e Alemanha mantém grandes acervos museológicos de arte e história africana e asiática. Apesar de garantir a proteção que, muitas vezes não pode ser dada no país de origem, há quem dispute a possessão dos bens.
Obras como o Egípcio Sentado de Saggara, que se encontra no Louvre, em Paris, são derivadas do Egito. A preservação destas peças nestes museus levanta uma discussão a respeito do direito de propriedade de itens coletados em países alheios.
Muitas vezes, como é o caso de peças de países que passam por guerras civis, como a Síria, é mais inteligente manter as peças em museus europeus, sob a segurança da estabilidade política e militar.
Outras vezes, como é o caso das peças egípcias, com o a já citada, ou as obras retiradas do Templo de Amun, em Tanis no Egito, também concentradas no Louvre, há a possibilidade de que estas peças possam ser preservadas em seu país de origem.
abraços!