Respostas
A dinâmica é diferente. No feminino devido aos ataques não serem tão potentes, salvo os casos nas épocas de Isabel, Ana Mozer e Mireia Luiz (Peru), as defesas (rally) hoje são mais freqüentes, levantando o público nas arquibancadas dos ginásios. Já na partida entre do masculino, acontencem jogos onde prevalece o saque bem forçado, ataques muito potente e "blocs" bloqueios ofensivos, que muitas vezes parecem mais com contra ataque pela velocidade e violência que a bola volta para o campo adversário.
Existe também uma grande diferença entre o lado emotivo e psicológico do feminino e masculino.
O time feminino quando está atrás no placar, costuma manter a calma e a concentração para buscar a igualdade, mas às vezes se excede na calma e o time adversário acaba abrindo uma vantagem maior.
Já no time masculino, impera o nervosismo e os jogadores tentam de qualquer forma tirar a diferença, quando estão perdendo. Acabam por cometer muitos erros e o adversário, mesmo sem estar com melhor desempenho, ganha vantagem por errar menos.
Durante os pedidos de tempos o time feminino demora mais para assimilar as orientações táticas, o que às vezes pode custar o set.
Em compensação quando acerta o esquema, se supera, vira o set e até vence a partida.
O masculino assimila mais rápido as orientações para jogadas e parte afoito para a quadra, mas a pressa pode levar à erros e também comprometer o set.
Jogos entre equipes femininas costumam ser equilibrados e quem consegue uma vantagem de dois ou mais pontos dificilmente perde o set.
Partidas entre times masculinos são bastante equilibradas e nem sempre quem abre vantagem fecha o jogo.
O poder de recuperação é freqüente por parte das equipes no masculino devido ao grande número de erros cometidos durante o jogo quando é usada muita força nos saques e ataques ou insistem em demasia com uma determinada jogada.
Tanto para os times de vôlei femininos como para os masculinos, treinar é que faz a diferença nos jogos, afinal estar preparado para superar uma complicação tática ou pressão emocional, pode e deve levar a vitória.