Em meados da década de 80 do século XX. O Brasil promulgou a constituição de 1988 e ao seu final tomou posse, o primeiro eleito em 1990 depois do golpe militar de 1964. Então muito lentamente o povo brasileiro vem reconstruindo sua cidadania, para fazer valer a pena as garantias de vida que a constituição atual restabeleceu. Numa sociedade diversificada tem bases para que as conquistas sejam acessadas a todos indistintamente. Porém,ultimamente,essas diferenças são tratadas nos discursos como ideologia a maioria da população brasileira. A partir do exposto elabore um texto de demostrar como esse pensamento reacionária e conservador põem em risco a conquista do povo brasileiro.
POR FAVOR É PRA AMANHÃ , ME AJUDEEEM.
Respostas
O Conservadorismo tem o objetivo de preservar os valores que são importantes para o desenvolvimento de toda as sociedades. Como exemplos destes valores, podemos destacar: respeito à família, valorização do cidadão de bem e liberdade de atuação para os agentes econômicos.
Partindo deste ponto de vista, não é racional dizer que a onda crescente do conservadorismo coloca a nossa democracia em risco. Na prática, o que vimos é um discurso contrário que polariza (dois extremos) a política do país.
No entanto, o pensamento conservador pode desagradar a algumas pessoas da sociedade, principalmente aquelas que pertencem a algumas minorias, como a comunidade LGBTI+ (gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, outros). No contexto do Conservadorismo, estes grupos podem alegar que sofrem perseguições por conta da orientação sexual.
Isso seria um risco, mas não é. Numa democracia, todos os cidadãos possuem direitos e deveres garantidos em uma Constituição Federal ou Lei Maior. Nesta perspectiva, ninguém está acima da lei.
Desta forma, podemos compreender que: em uma sociedade progressista ou conservadora, os problemas sociais vão existir, mas os cidadãos nunca vão ter os seus direitos reduzidos.
Cuide-se bem!