• Matéria: História
  • Autor: Noemi222
  • Perguntado 7 anos atrás

Como através da tese de Locke,se explica a relação do Estado morderno com a acumulação da capital?

Respostas

respondido por: bbiassilva
77

"John Locke foi um pensador britânico que deu a base para a ideologia do liberalismo ao defender que é atribuição do Estado defender a propriedade privada dos indivíduos (1689), justificando assim a acumulação de capital advinda das grandes navegações (séculos XVI ao XVIII), que coincide com a época de formação do Estado Moderno, na transição do absolutismo para a monarquia parlamentar".  

Ponto.  

Se responder assim, estará bem.  

Mas se pensar profundamente, não chegará à resposta que se espera.  

- Primeiro, porque não existe "acumulação de capital". Capital não se acumula, o que se acumula é riqueza. Riqueza acumulada não é capital. Capital é riqueza investida.  

- Segundo, Locke é um teórico do estado, e não da economia política. Ele defendeu que o Estado deve proteger a propriedade dos indivíduos (mesmo indivíduos sem propriedade) como contrapeso ao poder arbitrário do soberano, e não para justificar acumulação de riqueza alguma. Anos antes, Hobbes (1645) defendeu que toda propriedade era devida ao soberano (porque tinha o monopólio da força) e apoiou da mesma forma a expansão comercial e acumulação da riqueza em expedições do interesse do estado.  

Não esqueça que nessa parte era considerado moral que a Coroa tivesse boa parte de seu rendimento proporcionada pelo saque de pirataria contra reinos rivais ou a exploração de escravos e minas.  

- Terceiro, Locke é um contratualista (que era uma vertente de teoria do estado hoje quase inexistente), e imaginava a existência de pactos não escritos entre o poder político e a sociedade para sustentar a ambos. Por isso, sua teoria se resumia na fórmula de que "reinos prósperos são aqueles que tem súditos prósperos" (ao invés de uma coroa próspera).  

Não preciso dizer que essa fórmula contradiz todos os princípios de gestão da economia que guiaram a formação do estado moderno. Locke já escreve para uma outra época...

Perguntas similares