Respostas
A gravidade é um exemplo. Para existir gravidade, é necessária a existência de um núcleo (no caso, o núcleo da Terra). Se nosso planeta fosse plano, não existiria núcleo, logo não teria gravidade.
A Terra plana não é uma teoria, pois toda teoria científica precisa passar pelo método científico.
A Terra plana é uma hipótese, um delírio.
Pra começar temos a gravidade. A gravidade atrai todos os corpos com massa, levando em conta sua massa e sua distância. Todos os corpos massivos no Universo tem formatos esféricos (ou muito próximos disso) pois toda a sua massa tende a se aproximar gravitacionalmente na mesma proporção, formando uma esfera. Então é impossível um corpo tão massivo quanto a Terra manter um formato de disco, como os terraplanistas propõem.
Segundo que o ser humano já foi para o espaço, o que é mentira segundo os terraplanistas. O ser humano tem uma estação espacial em órbita da Terra, temos sondas em Marte e inclusive já pisamos na Lua.
Pra provar que pisamos na Lua, deixamos uma placa refletiva lá. Com lasers potentes podemos atingir essa placa e ver o laser de volta no planeta, como um espelho muito longe.
Mas se mesmo assim eles não acreditam nisso, a maior prova que podemos dar de que temos coisas no espaço são os GPS. O GPS só funciona pq temos satélites humanos em órbita da Terra.
Como os terraplanistas acreditam que existe um domo ao redor da Terra, eles não acreditam que possamos alcançar o espaço. Então o GPS prova que eles estão errados.
Agora... como provar que a Terra é redonda sem usar o conceito gravitacional que falei antes? Por sombras.
Coloca dois postes em uma linha reta, mas em lugares diferentes. Digamos que um aqui onde eu estou e um em uma linha reta à 200 km de distância.
Se no mesmo período do dia a sombra em um desses postes for maior do que a outra, significa que existe uma curvatura fazendo com que um deles fique razoavelmente mais baixo do que o outro em relação aos raios solares. Foi assim inclusive que se descobriu que a Terra era redonda na Grécia antiga.