• Matéria: História
  • Autor: anacbiasuz
  • Perguntado 7 anos atrás

A Educação nas principais cidades-Estado na Grécia

Respostas

respondido por: Camilabaiense
7
Durante a Antiguidade, a Grécia era dividida em cidades-Estados. Cada uma delas, por sua diversidade cultural, tinha autonomia e sua própria forma de governar. Enquanto Esparta preparava seus jovens para as guerras, mandando-os ainda criança para o exílio, instruindo-os com táticas militares e treinamento físico; Atenas incentivava o intelecto e obteve grande destaque no Teatro com o desenvolvimento dos gêneros tragédia e comédia (representações da vida real como forma de entretenimento e informação). Atenas destacou-se também na Arquitetura, com construções inovadoras como o Parthenon, templo em homenagem à deusa Atena; e na Filosofia, com os pensadores Sócrates, Platão e Aristóteles.
respondido por: gildacarvalho46
4

Em Atenas,

As meninas eram ensinadas a tecer, cuidar da casa, dos filhos, etc. Não podiam participar da vida política.

Os meninos, por sua vez, estudavam filosofia, política, comércio, para aprender a arte da democracia ateniense.

Esparta,

Meninas - Também recebiam treinamento físico, e psicológico, participavam da política com seus maridos, do comércio e da arquitetura (se bem que arquitetura de Esparta não chega aos pés da de Atenas, pelo motivo dos Espartanos serem mais preocupados com Guerra e alimentação)

Meninos - os meninos até os sete anos era criados pela mãe, dos 7  aos 20 anos eram entregues ao Estado, que participavam de treinamento militar, para resistir a fadiga, fome, etc.

Percebe-se, com isso, que as mulheres em Esparta eram bem mais reconhecidas do que em Atenas.

Espero ter ajudado ;)


Perguntas similares