A medida do rigor, nesse caso, está no entendimento da intradutibilidade do conteúdo da
experiência estética, ou seja, na impossibilidade de aquele algo que se produz no sujeito que
experimenta esteticamente a realidade ser traduzido em alguma linguagem ou forma de
racionalidade conhecida. Por ser intraduzível, a forma de expressão que vai dar concretude
ao conteúdo da experiência estética precisa ser inventada”. (PEREIRA, 2012, p. 193).
No que se refere a experiência estética em arte é correto afirmar:
a. Trata-se de uma especificidade artística, que constitui uma modalidade de expressão
por meio de ações e imitações.
b. Trata-se de uma experiência relacionada à percepção da beleza e a compreensão das
emoções despertadas a partir de uma obra ou experiência.
c. Trata-se de uma especificidade da produção artística, pois está relacionada a
performance, ou seja, ao produto em si.
d. Trata-se de uma experiência relacionada à comparação entre as obras de arte,
classificando-as de modo objetivo como mais ou menos significativas.
e. Trata-se de uma prática artística prioritariamente coletiva, que busca a perfeição e
domínio técnico.
Fonte: PEREIRA, Marcos V. O limiar da experiência estética: contribuições para pensar um
percurso de subjetivação. Pró-Posições, Campinas, v. 23, n. 1 (67), p. 183-195, jan./abr.
2012.
Respostas
respondido por:
2
A alternativa C está correta.
Bem, a estética esta fundamentalmente ligada ao produto em si.
Por isso, ela inclui obras, autores, preocupações e características de algum movimento, como podemos citar na primeira geração modernista que tinha como características principais e preocupação estética, elementos como:
O nacionalismo crítico e ufanista;
A valorização do cotidiano;
O resgate das raízes culturais Brasileiras;
A renovação da linguagem;
As experimentações estéticas;
Além do uso de versos livres e caráter anárquico.
Valeu!
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