Respostas
Quando você alcança uma certa idade, começa a perceber a importância do dinheiro. Embora seja verdade que “o dinheiro não pode comprar a felicidade”, pelo menos fornece alguma segurança. Ser pobre nunca é algo que nos esforcemos para ser. Muitas pessoas que se tornaram extremamente ricas, cresceram em famílias pobres, o que fortalece sua determinação de nunca mais reviver a experiência. Não há nada de errado em ter dinheiro, por si só. Muitas pessoas que são afluentes trabalharam diligentemente para alcançar o sucesso necessário para acumular riqueza. O problema é a priorização da acumulação de dinheiro, a todo custo. É nessa busca implacável que muitas pessoas percebem que o dinheiro não é, e nunca será, a resposta para o que faz uma pessoa feliz.
1. Amor
O dinheiro pode comprar luxúria, atração e poder, mas não pode comprar amor. Isto, porque o amor é algo íntimo, algo sincero, algo misterioso. O dinheiro não é nada disso. Ele é simplesmente um método de troca – nada mais e nada menos. É usado para pagar por um produto ou serviço, sua conveniência, conforto e luxo – nenhum dos quais tipifica o que os seres humanos realmente precisam. Muitos de nós aprendem essa lição da maneira mais difícil. Nós acumulamos mais, apenas para nos sentirmos mais vazios. Isso ocorre porque somos criados em uma cultura que valoriza a riqueza, o que, de fato, leva a equívocos e falsas crenças.
2. Verdade
Muitas vezes o dinheiro é gasto para forçar crenças, e pode até ser gasto para criar pesquisas tendenciosas para reforçar uma opinião. E, grande parte das vezes, é o dinheiro quem ganha… a curto prazo. No final, não importa quanto dinheiro seja gasto para sufocar ou distorcer a verdade, ela sempre será revelada.
3. Tempo
Cada minuto que passa é um tempo que nunca voltará. Você está um minuto mais perto de morrer. Isto pode soar mórbido ou deprimente, mas é verídico. Nossa vida começa a desaparecer no momento em que nascemos. Apesar de todos os avanços científicos e médicos, não existe uma maneira prática de prolongar significativamente a vida. Nenhuma quantia de dinheiro será capaz de voltar os relógios. Devemos simplesmente levar a vida, momento a momento, e vivê-la ao máximo.
“O dinheiro nunca deixou o homem feliz, nem o fará. Não há nada em sua natureza para produzir felicidade. Quanto mais alguém tem, mais quer.” – Benjamin Franklin
Relativo ao que o dinheiro pode e o que não pode compar, é possível destacar tanto aspectos positivos quanto negativos. Se por um lado, o dinheiro pode comprar até pessoas; por outro, há algumas que não se deixam dominar pelo dinheiro.
Muito tem se visto, que pessoas usam o dinheiro para fazer o mal, como por exemplo em uma eleição, que o candidato compra o voto de alguns eleitores, e eles vedem na maioria das vezes por qualquer valor. Há também, pessoas que vendem seu próprio corpo, em atos de prostituição ilegal.
No entanto, algumas pessoas sabem como utilizar o dinheiro, comprando aquilo que é necessário e útil no seu dia a dia. O dinheiro comprar coisas boas, bem como uma viagem de lazer para a família, a casa própria, e o carro do ano, entre outros.
O dinheiro, portanto, pode comprar até pessoas, mas uma boa parte delas não se deixam dominar. O ministério da educação, deveria investir mais em palestras escolares, para pais e alunos, reforçando que o dinheiro pode comprar muitas coisas boas, mas as coisas ruins da vida vem também através do mau uso dele.