Respostas
A propriedade da terra, seus usos e utilizações constituíram a base de sustentação da sociedade feudal europeia no período denominado Idade Média (V-XV). Durante o feudalismo, quem tinha posse da propriedade da terra era considerado nobre; e os que não tinham posse da terra ficaram presos a ela sob o regime de servidão.
Grande parte da Europa Ocidental, entre os séculos VIII e XV, se encontrava em um estreito laço com a terra. As atividades ligadas à agricultura e à posse da terra regulavam toda a vida econômica e social no período feudal.
O feudalismo foi marcado por diferentes características entre diversas regiões da Europa Medieval. Logo adiante, veremos alguns desses aspectos do sistema feudal. O primeiro aspecto do feudalismo foi a grande parcela da população que vivia presa às terras, sob o julgo das relações de servidão. Segundo essas relações, os servos deveriam cultivar as terras dos senhores em troca de proteção e sustento.
Contudo, em troca da servidão, os nobres (senhores feudais) confiavam suas terras aos camponeses e mantinham uma interação que era permeada pela fidelidade e pela prestação de serviços militares.