• Matéria: Biologia
  • Autor: yasmymbenathar
  • Perguntado 9 anos atrás

(ENEM) As cobras estão entre os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil, principalmente na área rural. As cascavéis (Crotalus), apesar de extremamente venenosas, são cobras que, em relação a outras espécies, causam poucos acidentes a humanos. Isso se deve ao ruído de seu “chocalho”, que faz com que suas vítimas percebam sua presença e as evitem. Esses animais só atacam os seres humanos para sua defesa e se alimentam de pequenos roedores e aves. Apesar disso, elas têm sido caçadas continuamente, por serem facilmente detectadas. Ultimamente os cientistas observaram que essas cobras têm ficado mais silenciosas, o que passa a ser um problema, pois, se as pessoas não as percebem, aumentam os riscos de acidentes.

A explicação darwinista para o fato de a cascavel estar ficando mais silenciosa é que:

Respostas

respondido por: Oppenheimer
3
"... ruído de seu chocalho”.
"... elas têm sido caçadas continuamente, por serem facilmente detectadas".

Perceba que essas frases são a chave da resposta.

Como o chocalho das cascavéis faz muito ruído, isso as torna mais fácil de serem detectadas pelos caçadores, o que diminui a sua população. Porém, com o passar dos anos, as cascavéis "perceberam" que se reduzissem seu barulho seria mais difícil serem encontradas, tornando a caça à elas mas difícil e consequentemente a população de cascavéis continuaria progredindo. 

Isso é o conceito de seleção natural, onde há essa adaptação da população de cascavéis para continuarem existindo e se reproduzindo. 

GuaraXaveko: Meu amigo, o seu raciocínio está equivocado em: "as cascavéis perceberam". Elas não perceberam nada. Oque houve foi a seleção das formas que faziam menos ruído, e com o passar do tempo, e com a pressão seletiva do ambiente sobre esta característica ( eliminando as que faziam mais ruído) as que faziam menos ruído foram persistindo e com o passar do tempo, esta característica (menor ruído) foi tornando-se mais frequente na população.
respondido por: GuaraXaveko
1
As formas que faziam menor ruído, dentro da população, tinham vantagem sobre as que faziam maior ruído. Então essa característica (fazer ruído) sofreu uma pressão seletiva, onde as formas que fizessem menos ruído teriam mais probabilidades de sobreviver e se reproduzirem. E em persistindo essa pressão seletiva, a tendencia seria o aumento da frequência, na população,  dessas formas mais silenciosas. 

Essa é uma predição que a seleção natural faz: As variedades mais vantajosas em relação a uma característica determinada pelo ambiente tendem a aumentar sua frequência numa população.

Mas, se de repente mudarem as condições ambientais, outras formas podem começar a levar vantagem e terem sua frequência aumentada dentro da população, ou seja, quem determina quem leva vantagem ou não é o meio ambiente e suas condicionantes . É assim que a seleção natural atua na evolução das espécies.
Perguntas similares