Compare o parlamentarismo inglês do século XVII com parlamentarismo brasileiro do século XIX. Identifique as diferenças entre esses dois sistemas, explicando como eram escolhidos os parlamentares e a sua origem social.
Respostas
O parlamentarismo inglês teve início no contexto de delimitação dos poderes do rei, de maneira que impostos e punições, por exemplo, não fossem aplicados de forma arbitrária apenas com a vontade do rei. Isso deu início ao parlamentarismo constitucional.
Durante o parlamentarismo inglês do século XVII, os parlamentares eram escolhidos pelo monarca e tinham origem social nobre.
No Brasil, não existia parlamentarismo, pois não havia disposição constitucional. O imperador governava em dois poderes (executivo e moderador) dos quatro poderes, além de ter autonomia para a dissolução do congresso quando desejasse.
Bons estudos!
No Parlamentarismo clássico, o chefe do Estado se diferencia do chefe do governo. O primeiro-ministro consigura-se como sendo o chefe de Estado, escolhido pelo voto interno dos parlamentares, mas é o rei ou o presidente quem possui o título de chefe de governo.
Há parlamentarismo nos seguintes países: Inglaterra, Portugal e Itália.
No Brasil, por sua vez, não existia parlamentarismo, pois não havia uma Constituição que ratificasse tal forma de governo. O imperador governava em dois poderes (executivo e moderador) dos quatro poderes, além de ter autonomia para a dissolução do congresso quando desejasse.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/8080708