Respostas
A música sertaneja atual tem como nome original o de “Música Caipira”. Muitos dizem que uma não tem nada haver com a outra, mas prefiro sempre a teoria da evolução, e como uma provém da outra, elas detém a mesma carga musical genética ancestral.
Segundo os historiadores, consta que a música caipira surge no interior do país, inicio do século passado oriunda da junção de ritmos indígenas e da tradicional viola portuguesa usada nas cantigas. Seus temas, quase sempre, são voltados sobre as coisas simples do cotidiano, particularmente em relação à natureza, família, religiosidade e romance. Muitas vezes com complexos dramas de relacionamento e resultados catastróficos.
Por falar das coisas simples e ter uma musicalidade regionalizada, não cai nas graças da população das principais cidades, mais voltadas para o consumo cultural vindo do exterior. Nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, este ritmo é tratado com desdem e chacota em relação aos que a ouvem, geralmente retirantes do interior em busca de melhor sorte na vida, e com pouca cultura em relação aos oriundos das capitais.
Pelo mesmo motivo, a música caipira ganhou força pelo interior do país, sobretudo no sudeste, centro oeste, e norte do Paraná. As pessoas esquecidas nos confins do país encontram neste ritmo uma forma de expressar suas angustias e alegrias. Com o êxodo do meio rural para o urbano que ocorreu a partir dos anos 1930 e ganhou impressionante força nos anos 1950, a música caipira ganhou força nas capitais mesmo a contragosto dos habitantes originais. O que ocorreu principalmente na região da grande São Paulo, onde se aglomeraram as novas fábricas.