1) Identificar elementos que traduzam o autoconceito.
2) Identificar e ilustrar a percepção de terceiros sobre a atividade dos bombeiros.
3) Fazer uma análise sobre as influências do elemento "percepção" sobre o comportamento humano, ou seja, você deverá refletir sobre as influências do autoconceito e da percepção sobre o comportamento humano nas organizações. É permitido responder à questão usando o próprio texto ou alguma situação que você tenha presenciado no trabalho como ex
Respostas
1) No caso podemos afirmar que o autoconceito está relacionado a como uma determinada pessoas conceitua algo ou o conceito de alguma coisa. Geralmente está relacionado a uma perspectiva bastante individual e pessoal.
2) No caso podemos afirmar que atividades dos bombeiros dizem respeito a salvar as pessoas, o que muitas vezes é tido como uma atividade heroica, já que muitas vezes os bombeiros arriscam suas vidas para salvar os outros.
3) A percepção diz respeito a como as pessoas veem o mundo e si mesmo. Tais preceitos estão intimamente relacionados a tanto questões morais do indivíduo como suas próprias experiências ao longo de sua vida.
espero ter ajudado!
Resposta:1) Elementos que traduzem o autoconceito:
Este trecho ilustra a falta de consistência na percepção que as mulheres têm de si mesmas e dos bombeiros. É como se elas não tivessem as competências necessárias, diferentemente dos homens:
"Os serviços de bombeiros dos Estados Unidos e de todo o mundo enfrentam dois desafios para atrair e reter mulheres na profissão: (1) o autoconceito que as mulheres têm de si mesmas versus sua imagem dos bombeiros".
2) Percepção de terceiros sobre a atividade dos bombeiros:
Este trecho demonstra a percepção que a sociedade tem dos bombeiros: fortes, voltados ao risco, como se só existissem essas competências na atividade da categoria em análise e como se mulheres, definitivamente, não as possuíssem:
"O estereótipo ultramasculino da profissão continua a ser um problema. "Não temos muitos pais dizendo às filhas ‘querida, você pode ser bombeira quando crescer’”, admite Karen Du-Pont, chefe-assistente do corpo de bombeiros de Houston."
3) Análise sobre as influências do elemento "percepção" sobre o comportamento humano:
Veja, no trecho a seguir, o receio da estudante de se expressar e ser assediada: "Erica Parziale quer ser bombeira, mas a estudante de 15 anos hesita em contar isso para os outros. “Quando era mais nova, tinha medo de contar porque achava que era coisa de menino (...) A Comissão de Oportunidades de Emprego Igualitárias concluiu recentemente que duas bombeiras de Houston haviam sido assediadas e discriminadas porque os colegas do sexo masculino rejeitavam as mulheres nessa função."
Dessa maneira, é importante estar atento quanto aos estereótipos e preconceitos que são criados dentro das organizações, pois isso pode influenciar, negativamente, a percepção que o indivíduo tem de si mesmo, tornando-o inseguro. Esse foi o caso de um profissional que desistiu do cargo de direção de uma empresa pelo fato de terceiros alegarem que ele não teria as competências necessárias para lidar com um ambiente de extrema agressividade, podendo causar-lhes sérios prejuízos profissionais, por ele não entregar os resultados exigidos pela organização.