Explique como vc entende e desperdício do alimentos no brasil e o que vc faria para que esses alimentos fossem usados corretamente
Respostas
Quase metade da comida produzida no mundo é jogada fora e boa parte desse desperdício de alimentos acontece em casa
Alimentos
O desperdício de alimentos é um assunto muito grave e importante para ser discutido. Com o aumento da população mundial, a produção em massa de alimentos também cresceu para tentar suprir essa demanda. Mas segundo um relatório, se continuarmos produzindo e vivendo tendo como base o modelo de consumo atual, não haverão alimentos e água no futuro para todos e a disputa pelos recursos entre países vai se acirrar cada vez mais.
E por mais contraditório que pareça, segundo o relatório Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2012, cerca de 13 milhões de brasileiros passam fome ou sofrem de desnutrição, enquanto que 30% de toda a produção agrícola é desperdiçada. E segundo pesquisa do Instituto de Engenharia Mecânica do Reino Unido (IMechE), quase metade dos alimentos produzidos no mundo são jogados fora e boa parte desse desperdício acontece em casa.
Desperdício de alimentos: quais são as causas e os prejuízos econômicos e ambientais desse problema?
Por esses motivos, pela redução da emissão de poluentes e pela economia de água, aproveite para acompanhar abaixo algumas dicas de como evitar o desperdício de alimentos em casa:
Atitudes para reduzir o desperdício de alimentos na sua casa
1. Faça uma lista de compras
Realize uma parada obrigatória na despensa e na geladeira antes de ir ao mercado fazer compras. Verifique quais alimentos você realmente precisa comprar e evite fazer estoques desnecessários.
2. Verifique a validade dos produtos
Na hora de cozinhar, dê preferência aos alimentos que estão próximos do vencimento. Se tiver dificuldade na hora de organizar a despensa, anote quais são eles em uma lista e cole na geladeira para não desperdiçar.
3. Aumente a periodicidade das compras
Em vez de fazer uma compra por mês, ir ao mercado mais vezes e comprar menos produtos é uma ótima medida para evitar o desperdício de alimentos - o fato de comprar menos coisas de cada vez também vai te ajudar a carregar menos peso ou até permitir comprar no mercado local, evitando deslocamentos longos ou o uso do carro e favorecendo a economia local.
4. Cuidado com promoções
As promoções costumam ser irresistíveis, no entanto, são as grandes vilãs do consumo consciente. Elas nos estimulam a comprar um número alto de produtos, muitas vezes desnecessários e que acabam se estragando. Fique atento! Uma estratégia para evitar o desperdício de alimentos é usar as promoções para variar as coisas que você sempre come: substituindo a compra de algum item pelo produto em oferta.
5. Acondicione os alimentos corretamente
Antes de guardar frutas, verduras e legumes na geladeira, higienize-os e e seque-os. Depois de consumir, guarde esses alimentos em embalagens hermeticamente fechadas para evitar a proliferação de bactérias.
6. Congele as sobras
Se cozinhar demais ou se comprar muitos alimentos frescos, congele as sobras ou use a técnica de branqueamento para congelar legumes, frutas e verduras. Saiba mais nas matérias: "Como congelar legumes, frutas e verduras" e "Quanto tempo dura cada alimento congelado?".
7. Aproveite os alimentos
Literalmente, aproveite seus alimentos até o talo. É possível reaproveitar partes não convencionais, como as sobras e cascas das frutas, por exemplo - saiba mais na matéria "Reaproveitamento de alimentos: 15 maneiras de usar sobras e cascas de frutas e vegetais".
8. Não descarte apenas pela aparência
Se uma fruta ou legume apresentar uma aparência feia em algumas partes, corte-as e use o que sobrou, sem a necessidade de jogar tudo fora.
Conservação de alimentos
9. Queijos
Eles permanecem sem estragar de cinco dias a um mês, se bem conservados na geladeira. Os modelos mais molinhos, como ricota e minas, aguentam no máximo cinco dias, enquanto que os mais duros, como provolone e parmesão, têm maior tempo de conservação. Você deve dispensar o queijo quando ele apresentar pontos esverdeados em sua superfície e sua cor for alterada.
10. Vinhos
Para consumir como bebida, o ideal é tomá-lo em um dia, já que, depois de abertos, os vinhos sofrem oxidação - o oxigênio entra na garrafa e reage com a bebida, alterando seu sabor e aroma. Se você quiser prolongar a vida do produto e evitar o seu desperdício, basta usar o vinho como tempero - neste caso ele dura até um mês. Você também pode congelar o vinho em formas de gelo para usá-lo em molhos