Respostas
Existe um conflito de origem na relação estabelecida entre mercado de trabalho e educação. O conceito de educação é algo próximo a um processo através do qual um indivíduo se submete à aplicação de métodos para o seu desenvolvimento, seja do ponto de vista físico, intelectual ou moral.
Mercado de Trabalho e Educação
Há que se reparar que nessa definição não está incluída a variável profissional. No entanto, é acertado dizer que a educação profissional é a aplicação de métodos para o desenvolvimento profissional de um indivíduo.
Em essência, a educação não está relacionada, por finalidade, com a profissão ou o mercado de trabalho e é preciso que esse conflito conceitual seja estabelecido, sob a pena de se comprometer todo o processo educacional.
A educação, enquanto processo social, instrumentalizado por políticas públicas, precisa estar comprometida com o desenvolvimento do ser humano, com a formação de pessoas capazes de compreender os diversos aspectos da vida e da sociedade, que se tornem cidadãos dotados de senso crítico e alto poder de influir, através do conhecimento, de forma positiva no curso da sociedade.
A educação deve construir uma base moral e ética, através da disseminação de valores alinhados aos melhores princípios da convivência. A sociedade é fruto da educação dada aos seus integrantes desde os primeiros passos, logo precisa ser um sistema bem estruturado de formação de valor.