Respostas
Vamos lá.
Veja, Lucas, que a resolução é simples, mas da forma como está escrito estamos entendendo duas possibilidades. Vamos tentar fazer tudo passo a passo para um melhor entendimento.
i) Primeira possibilidade: pede-se para escrever a razão (r) entre o antecedente de "3" e o consequente de "10". Note que o antecedente de "3" é "2"; e o consequente de "10" é "11".
Logo, a razão (r) entre "2" e "11" será:
r = 2/11 <--- Esta é a resposta para a primeira possibilidade. Ou seja, esta é a razão entre o antecedente de "3" (que é "2") e o consequente de "10" (que é "11").
ii) Segunda possibilidade: está sendo dado que o antecedente de um número é "3". Então se "3" é o antecedente, então o número considerado é '4" (pois "3" é o antecedente de "4"). E também está sendo dado que o consequente de um número é "10". Então se "10" é o consequente, então o número considerado é "9" (pois "10" é o consequente de "9"). Assim, a razão (r) entre os números considerados (4) e (9) será:
r = 4/9 <--- Esta seria a resposta para a segunda possibilidade. Ou seja, esta seria a resposta se os números considerados forem "4" e "9", conforme argumentação acima.
Você escolhe qual seria a resposta mais consentânea, que deverá seguir o que a questão realmente estiver pedindo.
É isso aí.
Deu pra entender bem?
Ok?
Adjemir.