Respostas
1. Abelardo da Hora (1924-2014)
Considerado um dos maiores nomes da escultura no Brasil, Abelardo esculpia temas regionais e da cultura popular. Estudou arte desde jovem e ajudou a fundar a Sociedade de Arte Moderna do Recife, sendo seu diretor por quase dez anos.
Uma de suas temáticas mais conhecidas é o corpo feminino desnudo, com um toque expressionista.
2. Aleijadinho (1738-1814)
Filho de um imigrante português com uma escrava, Antônio Francisco Lisboa sofria preconceito por ser mestiço, mas acabou por tornar-se o maior artista colonial do Brasil. Quando tinha por volta de quarenta anos e estava no auge da sua fama, uma doença o fez perder os dedos dos pés, a visão de um olho e quase todos os dedos das mãos.
Com a ajuda de um criado, Maurício, continuou a trabalhar. Sua obra mais conhecida é de impressionar qualquer um: mais de sessenta imagens esculpidas em madeira e doze profetas feitos em pedra-sabão constituem o conjunto arquitetônico do santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG).
3. Ernesto Neto (1964)
Representante da arte contemporânea nacional, é com lycra, o algodão e a poliamida preenchidos com bolinhas e outros materiais que Ernesto faz a sua mágica. Suas esculturas parecem organismos vivos, geralmente envolvendo o espectador na sua atividade. O escultor participa de diversos festivais internacionais de arte e apresenta trabalhos em galerias e museus de todo o mundo, como, por exemplo, a Bienal de Veneza.
Uma de suas instalações mais conhecidas, "Léviathan Thot", foi exposta pela primeira vez em Paris e é inspirada em Léviathan, o monstro marinho da profecia bíblica.
4. Vik Muniz (1961)
Pernambucano radicado nos Estados Unidos, Vik Muniz é um dos nomes mais conhecidos das artes plásticas nacionais. O documentário sobre sua obra, "Lixo Extraordinário" (2010), foi premiado no Festival de Sundance e chegou a ser indicado ao Oscar. Partindo sempre de materiais inusitados, especialmente lixo, o artista cria obras impressionantes e magníficas.
A série Sugar Children (Crianças de Açúcar), de 1996, reúne retratos de filhos de trabalhadores de plantações de cana no Caribe, mostrando a contradição da doçura do açúcar com a dificuldade de suas vidas. Mal dá para acreditar que todas as imagens são feitas de açúcar!
Escultores famosos antigos (do renascimento e etc)
5. Michelangelo (1475-1564)
Além de pintor, Michelangelo também foi um exímio arquiteto e escultor. Gostava das artes desde criança e tinha um interesse especial pelo corpo humano, estudando muita anatomia, principalmente através da dissecação de cadáveres. A obra Davi (1503) é um exemplo do perfeccionismo de Michelangelo.
Mas outra obra sua que é muito famosa e também expressa o talento do artista é Pietá (1499), exposta na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O artista ficou tão orgulhoso da obra surgida de uma pedra bruta de mármore que assinou seu nome na fita que atravessa o peito da Virgem, bem destacado.
6. Donatello (1386-1466)
Nascido em uma família humilde, também desde pequeno Donatello tinha gosto pelas artes, treinando a arte de esculpir desde adolescente. Esculpia principalmente figuras religiosas.
Os estudos e a dedicação de Donatello a respeito da anatomia e da glorificação do nu vieram a ser muito importantes para futuros escultores renascentistas, como o próprio Michelangelo. É o precursor da escultura renascentista na Itália, sendo sua estátua de Davi (1430), a primeira da categoria. Feita em bronze, a obra possui 158 cm e está hoje no Museu Nacional do Bargello, em Florença, na Itália.
ESPERO TER AJUDADO
BOA SORTE !!!