• Matéria: ENEM
  • Autor: almeidathaix
  • Perguntado 7 anos atrás

Quando o ser humano passou a viver em grupo, surgiu a necessidade de se estabelecerem regras para o seu convívio, pois nem sempre os pensamentos seguiam no mesmo sentido. A divergência de pensamentos deve, obviamente, ser tratada como natural, mas em alguns casos resultava no cometimento de ações que violavam o direito de outros. Diante disso, o Estado passou a interferir nas relações entre as pessoas e nas atividades executadas por elas e, quando ocorriam ações que extrapolavam o limite, o Estado adotava medidas para preservação e garantia dos direitos. Algumas dessas ações que violavam direitos eram violentas e, consequentemente, mais danosas ao ofendido, quando, então, o Estado atuava de forma mais ativa. Essas ações violentas estão diretamente ligadas à questão da segurança pública. Sobre o tema segurança pública, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O Estado tinha o dever de atuar diante de qualquer divergência que surgia no meio social.
b. A segurança pública não tem relação com a intervenção do Estado no convívio social.
c. Entre as ações que violavam direitos, podemos destacar algumas que eram violentas e, portanto, exigiam a adoção de medidas diferenciadas pelo Estado. d. Ações violentas não são capazes de abalar o convívio social nem de limitar o usufruto de direitos.
e. O povo não se preocupava em viver pacificamente, bem como não se importava com o usufruto de direitos.

Respostas

respondido por: VeroônicaFerreira
63

Entre as ações que violavam direitos, podemos destacar algumas que eram violentas e, portanto, exigiam a adoção de medidas diferenciadas pelo Estado. CORRETA

respondido por: EduardoPLopes
13

A é falsa. Cabia ao Estado intervir nos casos em que a Lei fosse ferida, e não em qualquer disputa.

B é falsa. A segurança pública é uma das principais "tarefas" do Estado.

C é verdadeira, de modo a coibir estas ações, impedindo que elas acontecessem, estabelecendo mecanismos preventivos e punições legais.

D é falsa. Elas colocam em dúvida todos os direitos e garantias, sendo perturbadoras da ordem social.

E é falsa. Desde que há agrupamentos humanos a convivência pacífica é um fim desejável.

Perguntas similares