Muitos processos industriais necessitam operar com velocidades de rotação variável, para tal pode-se adotar a troca de relação de polias, caixas mecânicas de redução ou sistemas de fricção, ocasionando para tais trocas a parada do processo e operação de baixo rendimento. Assim dentre os tipos de motores, o que possui grande versatilidade no controle de velocidade são os de corrente contínua.
Para uma melhor análise é dividido em parte fixa e parte móvel, denominados respectivamente como estator e rotor, estes são separados pelo entreferro.
A seguir na coluna A estão relacionados as partes que formam o ESTATOR e o ROTOR e na coluna B suas composições e funcionalidade, faça a associação da coluna A com a coluna B:
Coluna A Coluna B
I. Pólos de excitação - sapatas polares 1. Estrutura suporte da máquina, possui a finalidade de conduzir o fluxo magnético indutor.
II. Carcaça 2. Geram o fluxo magnético indutor principal e são constituídos de condutores enrolados sobre núcleos de chapas de aço laminadas cujas extremidades possuem um formato que se ajusta a armadura.
III. Porta Escovas 3.Por ele é percorrido a corrente de armadura, encontrado na região interpolar. Tem como finalidade compensar na região de comutação, a reação da armadura, e evitar o deslocamento da linha neutra em carga.
IV. Rotor com Enrolamento 4. Por ele é percorrido a corrente de armadura, encontrado distribuído na periferia da sapata polar. Tem como finalidade compensar ao longo da periferia do motor a reação da armadura, evitar o aparecimento de faíscas provocadas por uma ddp entre espiras devido a distribuição não uniforme da indução no entreferro e é destinado a reduzir o fluxo magnético provocado pelos enrolamentos do rotor.
V. Escova
5. Aloja as escovas e é montado para que ao ser girado consegue-se realizar o ajuste da zona neutra.
VI.Enrolamento de Compensação 6. Composta de material condutor e desliza sobre o comutador quando este gira, comprimida por uma mola contra o coletor, proporcionando a ligação elétrica entre a armadura e o exterior.
VII. Comutador 7. Transfere a energia ao enrolamento do rotor, constituído de lâminas de cobre isoladas uma das outras por meio de lâminas de mica.
VIII. Pólos de comutação 8. É o elemento que transmite a potência mecânica desenvolvida pelo motor.
IX. Eixo 9. Centrado no interior da carcaça, é constituído por um pacote de chapas de aço silício laminadas, com ranhuras axiais na periferia para acomodar o enrolamento da armadura. Este enrolamento está em contato elétrico com as lâminas do comutador.
Assinale a alternativa que possua a associação CORRETA:
Escolha uma:
a.
I-2; II-9; III-5; IV-3; V-1; VI-4; VII-8; VIII-6; IX-7.
b.
I-2; II-4; III-6; IV-8; V-9; VI-1; VII-3; VIII-5; IX-7.
c.
I-1; II-3; III-5; IV-7; V-9; VI-2; VII-4; VIII-6; IX-8.
d.
I-2; II-1; III-5; IV-8; V-9; VI-4; VII-7; VIII-3; IX-6.
e.
I-2; II-1; III-5; IV-9; V-6; VI-4; VII-7; VIII-3; IX-8. Correto
Respostas
respondido por:
53
e. I-2; II-1; III-5; IV-9; V-6; VI-4; VII-7; VIII-3; IX-8. Correto
respondido por:
24
e.
I-2; II-1; III-5; IV-9; V-6; VI-4; VII-7; VIII-3; IX-8. Correto
Perguntas similares
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás