[...] As substâncias orgânicas passaram a ser definidas como as substâncias que contêm átomos de carbono, enquanto as substâncias inorgânicas passaram a ser definidas como as substâncias em que não existem átomos de carbono. [...] Há algumas substâncias contendo carbono que tradicionalmente são excluídas da classificação de compostos orgânicos. Por exemplo, o cianato de amônio (NH4OCN), o carbonato de sódio (Na2CO3) e o cianeto de potássio (KCN), considerados substâncias inorgânicas. Não encontraremos muitas outras exceções. Sobre o átomo de carbono, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) Ele pode ser classificado como ametal. ( ) Possui 6 elétrons em sua camada de valência. ( ) Pode ligar-se a outros 4 elementos a partir de ligações covalentes. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Respostas
Sobre o átomo de carbono, as afirmativas a seguir são:
(V) Ele pode ser classificado como ametal.
R: Verdadeiro, Ocarbono pode ser classificado como um não-metal e tetravalente, tendo quatro elétrons para formar ligações químicas covalentes.
(F) Possui 6 elétrons em sua camada de valência.
R: Falso, O átomo de carbono possui quatro elétrons em sua camada de valencia, e são responsáveis pela interação de cada elemento com os outros para formar ligações covalentes.
(V) Pode ligar-se a outros 4 elementos a partir de ligações covalentes:
R: Verdadeira, O átomo de carbono pode formar quatro ligações covalentes a otros 4 elementos, para completar os oito elétrons de sua camada mais externa.
Resposta:
1- c) carbono / orgânicos / química orgânica
2- e) V - F - V.
3- b) Apenas a afirmativa IV está correta
4-a) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.