De acordo com a abordagem do Boston Consulting Group, os produtos que ainda não geram grandes vendas mesmo que exista um esforço grande em vendas e marketing, têm uma definição. Qual é essa definição? Alternativas: d) vacas leiteiras e) Aumentando ações de massificação do consumidor f) abacaxis g) animais de estimação h) pontos de interrogação
Respostas
Os produtos que possuem uma grande contribuição de marketing, mas que não vendem tantos são, D) as vacas leiteiras, F) os abacaxis. e H) pontos de interrogações
O Boston Consulting Group nada mais é do que um grupo que desenvolveu uma ferramenta que permite identificar, através de análises gráficas, quais são os produtos que obtiveram um bom desempenho e que devem ser mantidos em vendas e também caracteriza quais produtos representam um maior esforço, e consequentemente não estão gerendo receita alguma para a organização.
De uma maneira clara e objetiva, essa ferramenta tem como intuito ajudar na tomada de decisões importantes no dia a dia das empresas.
Bons estudos!
Como funciona a matriz BCG
A matriz BCG é composta por dois eixos:
Taxa de crescimento do mercado.
Participação do produto no mercado.
Cada eixo é composto por dois setores, resultando em um quadrante onde são alocados os seguintes grupos de produtos:
Vacas leiteiras: são o ideal de todo o empreendedor, pois geram muito lucro sem a necessidade de grandes investimentos de tempo ou dinheiro em marketing ou vendas. Estes produtos encontram-se estabelecidos no mercado e se “autopromovem” por sua qualidade e/ou reputação junto ao público consumidor.
Estrelas: são produtos que geram muito lucro, mas, ao contrário das vacas leiteiras, exigem consideráveis investimentos para que alcancem esta boa performance de vendas.
Pontos de interrogação: estes produtos ainda não geram grande receita, mesmo com alto investimento em marketing e vendas. Costumam estar nessa categoria os produtos recém-lançados ou disruptivos no mercado, que constituem apostas da empresa.
Abacaxis: são produtos com baixa performance de vendas e/ou margem muito ruim. Devem ser submetidos a análise de viabilidade e caso os planos de recuperação envolvam altos investimentos, a descontinuação do produto deve ser considerada.