• Matéria: Filosofia
  • Autor: larirosa
  • Perguntado 7 anos atrás

Responda:
1 - Como se pode interpretar o sentindo e a importância da doutrina da reminiscência?
2- Qual o sentindo do dualismo platônico?
3- Como se caracteriza o processo de libertação do prisioneiro?
4- Qual o sentindo da missão política-pedagógica do filósofo?

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
11

1 - Segundo Platão, a reminiscência seria a verdade vista pela alma no momento de sua morte, ou desencarnação, sendo que esta consciência é tomada pela alma.

2-  Platão acreditava que além de um corpo físico, temos também um alma, que já viveu em outros corpos sendo dotada de uma grande sabedoria.

3- O processo de libertação do prisioneiro, segundo Platão, é através do conhecimento, sendo que a sua prisão consiste em sua própria ignorância.

4- O filósofo deve passar conhecimento às pessoas, fazendo com elas comecem a despertar a vontade de sair da ignorância e conhecer a verdade sobre as coisas.

respondido por: alessandrobernardo1
1

1 Resposta: A teoria  da reminiscência desenvolve-se em três  diálogos: Essência  e acidente é aquilo que faz com que a coisa seja o que é , a unidade que serve de suporte ao  predicados; Necessidade e contingência são necessária não pode deixar de tê –las e;  ato e impotência permite  explicar a mudança e a transformação, onde a idéia são recordações de vidas passadas.

2 RESPOSTA :No "Dualismo Platônico" tem-se dois mundos: a realidade sensível- tudo aquilo que meus sentidos podem captar; a realidade muda o tempo todo, é material, física; "NÃO" é real, mas sim uma cópia imperfeita do mundo das ideias-, e a realidade inteligível “ mundo das ideias ”, na qual encontra-se a perfeição da realidade sensível.

Perguntas similares