Respostas
Norte
A Região Norte do Brasil é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Ela está localizada entre o maciço das Guianas (ao norte), o Planalto Central (ao sul) a Cordilheira dos Andes (a oeste), e o Oceano Atlântico (a noroeste). Com extensão territorial de 3.853.322,2 quilômetros quadrados, é a maior Região do território brasileiro, correspondendo a 45% da área total do país.
Quanto aos aspectos físicos, o Norte possui as seguintes características: o clima predominante é o equatorial, apresentando temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e de umidade, a vegetação é abundante, composta pela floresta Amazônica e a hidrografia é representada pelos grandes rios das bacias hidrográficas: Amazônica e do Tocantins.
Sul
A região sul é a menor região em extensão territorial do nosso do país, com cerca de 576.407 km², é também o lugar com os maiores indicadores sociais do Brasil. O PIB, de R$ 535,662 bilhões, só fica atrás da região sudeste.A região é composta por três estados, Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), tendo uma densidade demográfica de 47,5 hab./km². A população total soma quase 28 milhões de pessoas.A região sul é a única parte do país que localiza-se quase inteiramente na região temperada (com exceção ao extremo norte do Paraná), por este motivo, os estados desta região tem um clima conhecido como subtropical, com temperaturas que costumam ficar abaixo dos termômetros do restante do Brasil.
Sudeste
O sudeste brasileiro é a região mais populosa do país, com aproximadamente 80 milhões de habitantes, onde localizam-se as duas maiores metrópoles tupiniquins, São Paulo e Rio de Janeiro. É formada por quatro estados: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES) e Minas Gerais (MG), tendo cerca de 924.510 km² e um IDH considerado elevado. É a região mais povoada do Brasil, com uma densidade demográfica de 84,21 hab./km².
O clima da região sudeste é caracterizado pelo clima tropical no litoral das baixadas capixaba e fluminense, também na parte setentrional mineira e oeste paulista, onde a temperatura costuma ser elevada e durante o ano ocorrem variações secas e chuvosas. Por conta da altitude, as temperaturas caem neste clima, formando o chamado clima tropical de altitude, onde localiza-se, por exemplo, Campos de Jordão e Ouro Preto.
Centro oeste
A Região Centro-Oeste brasileira é a segunda maior em extensão territorial do país, a menos populosa entre as cinco, com pouco mais de 14 milhões de habitantes, e uma densidade entre as menores do Brasil, de 8,97 hab./km². Composta pelos estados de Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Goiás (GO), além do Distrito Federal (DF).
A capital do Brasil é localizada nesta região, Brasília tem cerca de 2,5 milhões de habitantes, sendo a cidade mais populosa do centro-oeste, seguida por Goiânia, Campo Grande e Cuiabá.
O clima desta região caracteriza-se pela pluviosidade mal distribuída, já que a maior parte das chuvas acontecem no verão, fazendo os invernos serem muito secos. O clima tropical domina a maior parte do território, com exceção ao norte do estado do Mato Grosso que tem o clima equatorial da Amazônia. Cidades como Brasília, por exemplo, sofrem com a baixa umidade e secura durante boa parte do ano. As temperaturas no geral variam bastante, nas épocas mais quentes passa dos 30ºC, já nas estações frias gira entorno de 15ºC e 20ºC.
Nordeste
A região nordeste do Brasil é a terceira maior região (por extensão territorial, cerca de 1.558.196 km²) do país, constituída por nove estados: Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE).
A população de cerca de 53 milhões de habitantes é concentrada nas principais cidades, a maior delas é Salvador (BA), seguida por Fortaleza (CE), Recife (PE) e São Luís (MA). A região apresenta uma qualidade de vida média, o Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,659. A densidade demográfica gira em torno de 32 hab./km².
clima é quente na maior parte do ano, atingindo facilmente mais de 30ºC no verão. O clima semiárido domina todo o sertão nordestino, caracterizado pelas poucas chuvas e baixa umidade. O clima tropical também é muito difundido, encontrado na região litorânea da região com chuvas bem definidas. O clima equatorial úmido é encontrado esparsamente em algumas partes do Maranhão, lugar onde costuma ter alta pluviosidade.