Respostas
Fonte 1
Com origem no termo latino hypothĕsis, o qual, por sua vez, deriva de um conceito grego, uma hipótese é a suposição de algo possível ou impossível para tirar uma consequência. Por outro lado, agrega o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora que uma hipótese de trabalho é toda aquela que se estabelece provisoriamente como base numa investigação e que pode confirmar ou negar a validez da mesma.
No método científico, uma hipótese pode definir-se como sendo a solução provisória ou tentada para um determinado problema. O nível de verdade atribuído a tal hipótese irá depender da forma como os dados empíricos recolhidos apoiam ou não o afirmado na hipótese. Este processo, conhecido como contrastação empírica da hipótese, pode ser levado a cabo através da confirmação (no caso das hipóteses universais) ou da verificação (no caso das hipóteses existenciais).
Na óptica da lógica e da matemática, uma hipótese designa a proposição a partir da qual se parte para comprovar a veracidade de uma tese através de argumentos válidos. As hipóteses são, por conseguinte, o conjunto de afirmações adicionais que são acrescentadas ao conjunto de axiomas.
De acordo com outras acepções da noção, a hipótese em linguística é uma proposição aceitável que, apesar de pender de comprovação, serve para responder, sob a forma de tentativa, a um problema com base científica. Neste sentido, a hipótese nasce a partir de uma suposição cujos dados devem ser comprovados através de uma investigação/ experiência.
Exemplo de hipótese: “Se eu cortar o cabelo e usar gravata, conseguirei arranjar trabalho”. O sujeito deverá portanto cortar o cabelo e usar gravata para confirmar se é bem-sucedido a arranjar um emprego. Este é um exemplo com uma situação simples, já que, obviamente, para arranjar trabalho também entram em jogo outras variantes.
Fonte 2
Uma hipótese (do grego antigo ὑπόθεσις, transl. hypóthesis, composto de hypo, 'sob', 'abaixo de', e thésis, 'posição') suposição ou especulação é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível.