Respostas
A mineração é uma atividade de extração de minerais como o carvão, o petróleo e o gás natural. Esses mineraissão encontrados em forma natural sólida, líquida ou gasosa.
Os minerais são recursos esgotáveis, ou seja, eles não se renovam naturalmente e tendem a acabar quando há muita exploração. Depois de extraídas, as substâncias minerais são processadas com substâncias químicas, geralmente nocivas para a natureza. Isso é feito para que os minerais sejam utilizados na indústria.
Parte dos minerais extraídos é estéril, não serve para a indústria. Então esse material é depositado em áreas vizinhas à mina.
Assim, os principais impactos ambientais da mineração são a poluição da água, a poluição do ar, a poluição sonora, a subsidência do terreno (afundamento gradativo da superfície da terra), e rejeitos radioativos.
A poluição da água, por exemplo, acontece na exploração do carvão. A água da chuva infiltra sobre os rejeitos da mineração e atinge os corpos hídricos superficiais ou subterrâneos. Dessa forma, a água é contaminada com elementos tóxicos que a tornam imprópria para qualquer uso, além de contaminar a fauna e a flora aquática.
O garimpo também provoca a contaminação dos recursos hídricos. Os principais impactos ambientais desta atividade são: desmatamentos e queimadas, alteração da qualidade e do curso de canais de água, erosão do solo, fuga de animais silvestres, poluição química causada pelo mercúrio na biosfera e na atmosfera.
A mineração de bens da construção civil, como areia, argila e brita, é feita próxima aos ambientes urbanos. Existe um alto índice de clandestinidade nessa atividade. E os impactos ambientais são grandes e descontrolados: degradação de ambientes de delicado equilíbrio ecológico (dunas e manguezais), alteração de canais naturais de rios e dos aspectos paisagísticos.