Respostas
O Príncipe-regente português Dom João de Bragança (futuro rei D. João VI) e sua corte fugiram para o Brasil. Em 22 de janeiro de 1808, a família real chegou ao Brasil, dando início ao Período Joanino. O governo português, instalado no Rio de Janeiro, durou de 1808 a 1821.
A vinda de D. João ao Brasil ocorreu por causa da invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão, mas a volta, não (ao menos não diretamente).
A volta ocorreu porque em Portugal ocorreu uma revolução (Revolução do Porto) que estabeleceu um governo parlamentar (antes era uma monarquia absoluta). A população e o parlamento exigiam que rei retornasse para que pudessem controla-lo, pois esperava que com isso pudesse ser solucionada a crise econômica e política em que Portugal ficou depois do fim da guerra contra Napoleão. Queriam também que o Brasil voltasse a ser colônia, perdendo as vantagens que conseguira com a transformação em Reino Unido.
A única relação que poderia haver entre esse retorno e Napoleão era que a Revolução do Porto foi inspirada nos ideais anti-absolutistas da Revolução Francesa, que havia levado Napoleão ao poder. Mas, ele não teve influencia direta, pois desde 1815 estava exilado, incomunicável e doente na ilha de Santa Helena. Aliás, quando D. João chegou a Portugal (03 de julho de 1821), Napoleão já estava morto (05 de maio do mesmo ano).
Espero ter ajudado!!