• Matéria: Psicologia
  • Autor: Claritbda
  • Perguntado 7 anos atrás

“Os adolescentes são excessivamente egoístas, considerando-se o centro do universo e o único objeto de interesse. Os adolescentes são capazes de travar as relações amorosas mais apaixonadas, e de terminá-las tão abruptamente quanto as começaram. Por um lado, eles se introduzem entusiasticamente na vida da comunidade e, por outro, têm uma necessidade extrema de solidão. Eles oscilam entre uma submissão cega a um líder eleito e uma rebelião desafiadora contra qualquer tipo de autoridade. São egocêntricos e materialistas e, ao mesmo tempo, cheios de ideias elevadas."
GALLATIN, J. E. Adolescência e individualidade: uma abordagem conceitual da psicologia da adolescência. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1978.

Tomando como referência a visão de Anna Freud sobre a adolescência, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) A autora destaca que a revolução ocorrida nesta fase é apenas uma manifestação externa dos ajustamentos ocorridos internamente e caracteriza a puberdade como um momento de contradições e instabilidades emocionais.
( ) Caracteriza a adolescência como um período de equilíbrio psíquico e comportamento estável em virtude dos conflitos externos associados à maturação sexual.
( ) Argumenta que a sexualidade inicia no primeiro ano de vida e que, é durante o período da infância, que acontecem os passos principais do desenvolvimento sexual.
( ) Segundo Anna, seria muito difícil reconhecer o limite entre o normal e o patológico, considerando como "anormal" a presença de um equilíbrio estável na adolescência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a. V – F – V – F.
b. V – F – V – V.
c. V – V – F – F.
d. F – F – V – V.
e. V – V – V – F.

Respostas

respondido por: Matheusieti
15

A alternativa B está correta.

A formação do adolescente, tem grande influência do meio, sendo uma noção que não parte apenas do desenvolvimento biológico, pois as duas esferas caminham lado a lado, no caso, o meio e a genética.

Dentro desse contexto, podemos citar as noções acerca da construção das reflexões de Vygotsky quanto o desenvolvimento do indivíduo estão ligadas ao ambiente social e como o desenvolvimento cognitivo da criança ao longo de sua formação se relacionam com o convívio e as pessoas ao seu redor.

Deste modo, sua ideia pode ser complementada por Piaget, que defende o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, fato contrário ao pensamento de Vygotsky, porém, o desenvolvimento biológico assim como o social são de grande importância.


sarajpjesus: CORRETO: V-F-V-V
respondido por: vanessanessasilva421
0

Resposta: Resposta Correta V F V V

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas similares