Respostas
O PIB do Brasil ultrapassou os 4,8 trilhões de reais, representando um crescimento de 2,3% em 2013.
Por Rodolfo F. Alves Pena
O cálculo do PIB do Brasil é realizado, desde os anos 1990, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Antes disso, o órgão responsável por essa tarefa era a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A divulgação é sempre realizada no início do ano seguinte ao período de referência, sendo que o que é feito antes disso são apenas projeções elaboradas tanto pelo governo quanto por especialistas.
No ano de 2013, o PIB do Brasil foi de R$ 4,84 trilhões, registrando um crescimento de 2,3% em relação ao PIB do ano anterior. Isso significa que, em 2013, o país produziu 2,3% a mais de riquezas em comparação a 2012.
O IBGE, ao apresentar os cálculos realizados e os seus resultados, realizou uma comparação com alguns outros países, escolhendo países que possuem economias maiores – como China e Estados Unidos, Japão e Alemanha – e outros em que o PIB é muito próximo ao nosso – como Reino Unido e Coreia do Sul. Dessa comparação, notou-se que o Brasil ficou em terceiro lugar dessa lista, ficando atrás somente da China (que cresceu 7,5%) e Coreia do Sul (2,8%).
O crescimento do PIB brasileiro em 2013 deve-se, principalmente, ao crescimento da agropecuária, que contou com uma alta de 7%, com destaque para a produção recorde de grãos. Outro campo importante foi o setor de serviços, que cresceu cerca de 2%, seguido pela indústria, que cresceu 1,3% ao longo do ano.
No geral, o crescimento do PIB do Brasil em 2013 foi considerado bom e dentro das expectativas dos economistas e também do governo, pois, em 2012, o crescimento havia sido de apenas 1%. Considerando os efeitos da crise econômica que atingiu os países desenvolvidos, pode-se dizer que a economia brasileira vem reagindo de forma positiva às dificuldades apresentadas pelo contexto internacional.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia