A BNCC é um documento plural, contemporâneo, e estabelece com clareza o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos, têm direito. Com ela, redes de ensino e instituições escolares públicas e particulares passam a ter uma referência nacional obrigatória para a elaboração ou adequação de seus currículos e propostas pedagógicas. Essa referência é o ponto ao qual se quer chegar a cada etapa da Educação Básica, enquanto os currículos traçam o caminho até lá”. E ainda, “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE)”.Qual a importância de um documento como esse para a sua prática diária? Como esse estudo teórico pode contribuir para sua formação e seu desenvolvimento profissional?
Respostas
Primeiro precisamos apresentar as competências da base, sendo:
O conhecimento;
O Pensamento científico, crítico e criativo;
O repertório cultural;
A comunicação;
A cultura digital;
O Trabalho e Projeto de Vida;
A argumentação;
A Autoconhecimento e auto cuidado;
A empatia e a cooperação;
E por fim, a Responsabilidade e cidadania.
Agora, podemos notar que as bases nacionais na educação infantil são utilizadas como um mecanismo de mensuração das atividades e da forma como a educação deve ser colocada em prática.
Dentre essas competências citadas acima, a empatia e a cooperação explicam o processo participativo, onde é importante que todos os indivíduos presentes na educação infantil venham a elaborar questões coletivas para realizar suas tarefas, o que possui relação direta com o objetivo da base que é fornecer as melhores condições para o indivíduo se formar desde sua fase inicial na instituição escolar.
Resposta:
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental.
Explicação: