A frase de Boaventura de Souza Santos: “Temos o direito a sermos iguais quando a diferença nos inferioriza; temos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza”, pode ser visualizada no desenho em ANEXO:
Respostas
Esta frase pode ser considerada como um direito das pessoas a serem diferentes, e mais importante, requerindo o respeito pelas diversidades.
Desta forma, tendo a inclusão como assunto abordado, observa-se a necessidade da sociedade em reconhecer que as pessoas são diferentes, e muitos apresentam dificuldades e deficiências (sociais, motoras, psicológicas, etc).
Por conta disso, faz-se necessária a conscientização sobre a inclusão, a fim de que estas pessoas sejam menos discriminadas e sofrerem menos preconceito, para poderem apresentar as mesmas oportunidades que os demais.
Resposta:
Explicação:
Esta afirmação de Boaventura nos faz lembrar da importância dos nosso direitos como pessoa, que todos os indivíduos são diferentes em alguns aspectos como: coisas materiais, sexo, raça, cultura entre outros e querermos ter uma vida digna sem privações, em que todos possam gozar dos mesmos direitos e da mesma liberdade.
Mas no entanto é preciso entender que para termos igualdades, devemos impor nossos direitos sociais que os quais nos garantem a redução das desigualdades impostas pelas classes sociais pois o contrário da igualdade não é a diferença mas a desigualdade que é socialmente construída numa sociedade marcada pela exploração classista.