Anos atrás, o escritor Tom Cardoso deu uma entrevista a respeito de sua biografia de Sócrates, célebre futebolista brasileiro. Leio o trecho abaixo para responder à questão:
E o relacionamento do Sócrates com a torcida do Corinthians não foi bom no início, foi?
De jeito nenhum. Pouca gente sabe, mas o Sócrates passou os primeiros anos sendo infernizado pela torcida do Corinthians. Primeiro porque ele era o avesso do estereótipo do jogador corintiano, de jogador de raça. Era mais frio, econômico nos gestos. Fazia o gol comemorando o punho fechado, fazendo o gesto dos Panteras Negras (organização política ligada aos negros norte-americanos. Lutava pelo fim da segregação racial nos anos 60.)
Ele tinha uma grande identificação com os Panteras Negras e a torcida não sabia que droga era aquele braço levantado. Os corintianos queriam que ele pulasse alambrado. [...]. Primeiro ele achava também que não precisava fazer média. Disponível em: . Acesso em: 07 out. 2018.
A partir da entrevista apresentada, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a.
A atuação de Sócrates e sua homenagem aos Panteras Negras era um claro ato de crítica à militância mais pacífica organizada por Martin Luther King Jr.
b.
O fato de que Sócrates, um jogador branco, fazia o gesto dos Panteras Negras, reiterava o racismo, na medida em que se tratava de um “opressor” tentando roubar o protagonismo do movimento negro brasileiro.
c.
A comemoração típica do Sócrates era, sobretudo, uma crítica ao “apartheid brasileiro” citado na entrevista, uma referência às políticas de segregação iniciadas pelos governos militares.
d.
O movimento dos Panteras Negras se tornou massivamente conhecido no país, o que explica a comemoração típica do jogador Sócrates.
e.
O desconhecimento da torcida diante da típica comemoração de Sócrates permite pensar sobre as limitações das informações do público brasileiro a respeito da luta contra a segregação racial nos EUA.
Respostas
CORRETO, CORRIGIDO PELO AVA.
O desconhecimento da torcida diante da típica comemoração de Sócrates permite pensar sobre as limitações das informações do público brasileiro a respeito da luta contra a segregação racial nos EUA.
e. O desconhecimento da torcida diante da típica comemoração de Sócrates permite pensar sobre as limitações das informações do público brasileiro a respeito da luta contra a segregação racial nos EUA.
Sócrates foi um famoso futebolista do Brasil, que durante alguns anos de sua carreira jogou pelo time paulista do Corinthians. Em que no começo, a torcida corintiana não tratava muito bem o jogador, em que até o gesto feito ao comemorar um gol, era motivo para atacarem o jogador.
Sócrates fazia o gesto dos Panteras Negras, uma organização política que buscava o fim da segregação racial americana. O desconhecimento da torcida sobre o assunto mostra como o público brasileiro é limitado em relação ao assunto.
Bons estudos!