A seguir, temos uma das canções mais icônicas da história dos EUA: Strange Fruit. A letra da canção, eternizada na voz de Billie Holiday, descreve uma dolorosa cena - resultado do ódio racial e da ação de grupos terroristas - que se repetia no Sul dos EUA, nas primeiras décadas do século XX. O estranho fruto, que segundo a letra serviria de alimento aos corvos, era uma referência aos corpos dos negros que ali jaziam pendurados em árvores:
Strange Fruit. (Estranho fruto) - 1939
Árvores do Sul produzem uma fruta estranha,
Sangue nas folhas e sangue nas raízes,
Corpos negros balançando na brisa do Sul,
Frutas estranhas penduradas nos álamos.
Cena pastoril do valente sul,
Os olhos inchados e a boca torcida,
Perfume de magnólias, doce e fresca,
Então o repentino cheiro de carne queimando.
Aqui está a fruta para os corvos arrancarem,
Para a chuva recolher, para o vento sugar,
Para o sol apodrecer, para as árvores derrubarem,
Aqui está a estranha e amarga colheita.
Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2018.
A partir da letra da canção apresentada e do histórico da violência contra a população afro-americana no Sul dos EUA, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a.
Vemos, em versos como “ Perfume de magnólias, doce e fresca”, que a canção tem como tema central a natureza exuberante do Sul dos EUA, porção do país marcada pela convivência mais tolerante entre negros e brancos – em contraposição ao Norte, mais segregado racialmente.
b.
A canção retrata poeticamente um linchamento contra negros como aqueles realizados pela Ku Klux Klan em que as vítimas eram enforcadas em árvores (“Corpos negros balançando na brisa do Sul”).
c.
A canção retrata de maneira trágica a derrota do Sul na Guerra de Secessão (Guerra Civil), em versos que retratam a batalha e seus mortos: “ Cena pastoril do valente sul” e “Aqui está a fruta para os corvos arrancarem”.
d.
A canção ironiza a crueldade do trabalho dos escravizados nos campos do Norte, que davam seu sangue para que as colheitas fossem realizadas (“Aqui está a estranha e amarga colheita”).
e.
A canção narra a resistência da população negra às Leis Jim Crow e ao racismo que determinou o trabalho rural da população afro-americana após a abolição da escravidão, como vemos no verso “Para o sol apodrecer, para as árvores derrubarem”.
Respostas
respondido por:
152
A canção retrata poeticamente um linchamento contra negros como aqueles realizados pela Ku Klux Klan em que as vítimas eram enforcadas em árvores (“Corpos negros balançando na b
respondido por:
94
Resposta Correta
A canção retrata poeticamente um linchamento contra negros como aqueles realizados pela Ku Klux Klan em que as vítimas eram enforcadas em árvores (“Corpos negros balançando na brisa do Sul”). Correto
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás