alguem poderia corrigir essa minha redação
tema: analfabetismo funcional
As pessoas estão vivendo uma era em que é de extrema importância a capacidade de entender textos e frases curtas. De acordo com o indicador de analfabetismo Funcional (INAF), cerca de 30%da população sofre com esse problema, o que é alarmante no século em que vivem,os. Esse índice considerável poderá ocasionar nesse grupo uma exclusão social por não ter o domínio da leitura e uma rejeição à procura de emprego.
Primeiramente, o ensino básico das escolas públicas brasileiras nos últimos anos, por não receber verbas e não possuir infraestrutura suficientes para atender à população, tem nos mostrado que é incapaz de formar jovens com a capacidade de ler e resolver contas simples de matemática. Tal realidade interfere negativamente na instituições de ensino, visto que não traz boas impressões na parte física como também reduz a quantidade de recursos disponíveis.
É de extrema importância o aprendizado enquanto criança ou na adolescência porque, na fase adulta, mesmo que frequente as instituições educacionais, o indivíduo sentirá dificuldades em dominar essa área. Com isso, ao procurar um emprego a pessoa sofrerá uma rejeição e, se agravando, virar uma exclusão social, perdendo todas as esperanças de terem uma vida digna de se viver.
Portanto medidas devem ser tomadas para resolver esse problema. Cabe ao governo enviar verbas para as escolas públicas e investir em professores qualificados, a fim de melhorarem a infraestrutura e o ensino das escolas. Em caso de pessoas adultas, sendo mais difícil o aprendizado da leitura, o Ministério do Trabalho deverá dar oportunidades de emprego a esses indivíduos, para que esse problema de desemprego, por conta desse analfabetismo seja resolvido.
Respostas
Farei meu melhor para corrigir. palavras em negritos são comentários meus, e sinais de menos são pontos ruins, enquanto sinais de mais são pontos positivos
As pessoas estão vivendo uma era em que é de extrema importância a capacidade de entender textos e frases curtas.
- Não use p termo pessoas, é informal.
- Não use verbos terminados em -ndo, são gerúndios.
- entre vivendo e uma era, faltou "em".
+ Você usou uma frase curta, o que já evita parágrafo frasal.
+ Você fez uma constatação geral no 1º parágrafo.
De acordo com o indicador de analfabetismo Funcional (INAF), cerca de 30% da população sofre com esse problema, o que é alarmante no século em que vivemos.
- 30% da população de qual país? explicite em seu texto.
- Evite sempre a palavra problema, é informal.
- Você usou 2ª pessoa, nós, que é como você falasse com o leitor, nunca use 2ª pessoa.
- Você apresentou um dado sem acrescentar nada a ele.
Esse índice considerável poderá ocasionar nesse grupo uma exclusão social por não ter o domínio da leitura e uma rejeição à procura de emprego.
- Essa frase toda no geral ficou ruim e de difícil compreensão.
- O verbo poderá não é o ideal nessa situação, use-o no presente, pode
- A qual grupo você se refere? Você não citou grupo nenhum antes.
- "por não ter o domínio da leitura e uma rejeição" nesse trecho há perda de sentido por ausência de vírgula.
- O "a" não tem crase naquele caso, pergunte ao seu professor como usar a com crase.
- "uma rejeição à procura de emprego." esse trecho simplesmente não faz sentido.
- "poderá ocasionar nesse grupo uma exclusão social" também não faz sentido, uma das maneiras de escrever esse trecho corretamente é: poderá fazer com que os analfabetos sejam excluídos socialmente.
* Recomendo reescrever por completo está frase.
Primeiramente, o ensino básico das escolas públicas brasileiras nos últimos anos, por não receber verbas e não possuir infraestrutura suficientes para atender à população, tem nos mostrado que é incapaz de formar jovens com a capacidade de ler e resolver contas simples de matemática.
- Não use primeiramente para iniciar um argumento/parágrafo.
- "nos últimos anos" não indique tempo por expressões como essa, ao invés disso, use verbos conjugados no tempo verbal desejado. Ou defina precisamente o tempo.
- É infraestrutura suficiente, e não suficientes, por suficiente precisa concordar com o singular de infraestrutura.
- "para atender à população" é desnecessário e o uso de crase está incorreto.
- "tem nos mostrado", você usou 2ª Pessoa novamente, e o trecho não é adequado. Use somente "mostra".
- Use cidadãos no lugar de jovens, pois a escola forma cidadãos.
- Ler contas simples de matemática?
Tal realidade interfere negativamente na instituições de ensino, visto que não traz boas impressões na parte física como também reduz a quantidade de recursos disponíveis.
- Nas instituições de ensino.
- "visto que não traz boas impressões na parte física como também reduz a quantidade de recursos disponíveis.", esse trecho ficou informal e confuso.
- "não traz boas impressões na parte física" como assim?
- "como também reduz a quantidade de recursos disponíveis." como assim?
- Esse parágrafo todo ficou sem informações para sustentá-lo.
+ Você referenciou bem ao outro trecho, usando "Tal realidade" para referir a ele.
É de extrema importância o aprendizado enquanto criança ou na adolescência porque, na fase adulta, mesmo que frequente as instituições educacionais, o indivíduo sentirá dificuldades em dominar essa área.
- Você usou um substantivo para referenciar a infância enquanto usou um período da vida para referir a adolescência, seja mais consistente, use ou substantivos ou os nomes dos períodos.
- Que indivíduo e que área? está vago, lembre-se que você não está conversando com seu corretor.
- Não use um artigo específico para um termo genérico, como você fez com "as instituições educacionais".
Com isso, ao procurar um emprego a pessoa sofrerá uma rejeição e, se agravando, virar uma exclusão social, perdendo todas as esperanças de terem uma vida digna de se viver.
- Pessoa é informal, além disso, repetição.
- "ao procurar um emprego" que tipo de emprego? um grande produtor agrícola geralmente não rejeita mão de obra analfabeta.
- "e, se agravando, virar uma exclusão social, perdendo todas as esperanças de terem uma vida digna de se viver." Esse trecho não faz sentido.
- ", se agravando," é usado como aposto e não faz sentido nesse contexto. Além disso, você usou gerúndio.
- "virar uma exclusão social" é um trecho avulso pois não conecta com o próximo trecho e não faz sentido gramatical, como alguém vira uma exclusão social?
- "perdendo" é gerúndio.
- "terem" é vago, se refere a nada.
- "perdendo todas as esperanças de terem uma vida digna de se viver." ficou emotivo e não desenvolve seu argumento.
- "vida digna de se viver." a vida já é vivida, não há necessidade de você usar "viver a vida", só "ter uma vida digna" já basta, apesar de não ser adequado, pois é emotivo.
A correção continua nos comentários.
- Conclusão previsível e clichê, pense em uma conclusão mais original.
- É bom notar que o governo brasileiro está com déficit na verba, então sempre quando você escrever aumentar a verba, cite da onde você pretende obtê-la, como por exemplo através do corte do salário de deputados e senadores, ou através da melhoria da coleção do sistema de impostos (especifique, claro.).
- Pessoas é informal.
- Sendo é gerúndio. e não faz sentido nesse contexto, você poderia usar "como é" no lugar.
- "desse" não faz sentido nesse contexto, o correto seria "do".
- "problema" é informal, além disso já foi repetido várias vezes.
- Não inicie parágrafos com "portanto", pois você está fazendo contraponto a nada.
- A frase "Portanto medidas devem ser tomadas para resolver esse problema" é um clichê, não a use.
Cabe ao governo enviar verbas para as escolas públicas e investir em professores qualificados, a fim de melhorarem a infraestrutura e o ensino das escolas.