Respostas
Exemplo: digamos que uma embarcação tenha sofrido um acidente no meio do Oceano Atlântico, e seja necessário um resgate. Como os socorristas poderão saber exatamente a localização da embarcação? O Oceano Atlântico é enorme, e até encontrarem a embarcação, muitas pessoas poderão ter morrido. Com as coordenadas geográficas, os socorristas poderão saber o ponto exato em que a embarcação está, e realizar um trabalho mais eficiente.
As coordenadas geográficas formam um sistema de localização que se estrutura por linhas imaginárias, que são traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus. Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.
Os paralelos cortam a Terra horizontalmente, eles indicam a latitude, que é a distância, em graus, da linha do Equador até o paralelo de um lugar determinado. Os valores da latitude variam de 0º (linha do Equador) a 90º (polos), devendo também ser indicada a posição, no hemisfério sul (S) ou norte (N).
Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra verticalmente, ligando um polo ao outro. Estes indicam longitude, que é a distância, em graus, entre o Meridiano de Greenwich e o meridiano local. Os valores das longitudes variam de 0º (Greenwich) a 180º a leste (hemisfério oriental), com valores positivos, e a oeste (hemisfério ocidental), com valores negativos, de Greenwich.
- Exemplos:
Na segunda imagem temos alguns exemplos de pontos cardeais, podemos descreve-los desta forma:
Ponto A
Latitude: 20ºS
Longitude: -60º
Ponto B
Latitude: 40ºS
Longitude: 0º
Ponto C
Latitude: 20ºS
Longitude: 90º
Ponto D
Latitude: 0º
Longitude: 0º
Ponto E
Latitude: 40ºN
Longitude: 120º