Respostas
Ingestão de água contaminada: Normalmente quando falamos em doenças relacionadas com a água, logo imaginamos a ingestão de água com organismos causadores de doenças. Esse tipo de contaminação está muito relacionado com o desenvolvimento de doenças diarreicas, que, apesar de parecerem simples, levam milhões de pessoas à morte a cada ano.
Exemplos de doenças causadas pela ingestão de água contaminada: cólera, hepatite A, amebíase, giardíase, rotavírus, entre outras.
Contato com água contaminada: Não é apenas a ingestão que pode ocasionar doenças, o contato com a água contaminada pode ser suficiente para desencadear uma patologia. O contato pode permitir que organismos patogênicos entrem por nossa pele ou mucosas e desencadeiem problemas graves de saúde.Exemplos de doenças causadas pelo contato com a água contaminada: esquistossomose, que é contraída após o contato com água contaminada com cercárias do Schistosoma mansoni, e a leptospirose, que é transmitida por água contaminada, principalmente por urina de rato com a bactéria do gênero Leptospira.
Hábitos de higiene precários: Os hábitos de higiene também estão ligados à transmissão de doenças relacionadas com a água, uma vez que a falta de uma higienização pessoal e dos alimentos pode provocar enfermidades.
Exemplos de doenças causadas em virtude de hábitos de higiene precários: o tracoma, uma doença ocular causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e bastante relacionada com a falta de higiene das mãos e do rosto.
Contato com vetores que se desenvolvem na água: Alguns organismos transmissores de doenças desenvolvem-se na água, fazendo desta um criadouro. Como o ciclo de vida desses vetores envolve a água, dizemos que as doenças por eles causadas possuem relação com nossos recursos hídricos.
Exemplos de doenças que possuem vetores que se relacionam com a água: dengue, chikungunya, zika, febre amarela e malária.
→ Como podemos nos prevenir das doenças relacionadas com a água?
A prevenção de doenças relacionadas com a água conta com algumas medidas bastantes simples. Entre as principais medidas de prevenção, podemos citar:
Ter bons hábitos de higiene;
Garantir o destino adequado de nossas fezes;
Garantir o destino adequado de nosso lixo;
Lavar bem os alimentos;
Beber apenas água tratada ou fervida;
Evitar entrar em água de qualidade duvidosa;
Não andar em locais de enchentes;
Não deixar água acumulada.