Respostas
Para alguns estudiosos, o período pré-modernista não deve ser considerado como uma escola literária, uma vez que conta com muitas produções artísticas e literárias com características neorrealistas, neo-parnasianas e neossimbolistas.
Entre as principais características deste movimento, estão a ruptura com o academicismo, com o passado e com a linguagem parnasiana, o uso de linguagem coloquial, a exposição da realidade social brasileira, regionalismo e nacionalismo, marginalidade dos personagens (por ex.: o sertanejo, o caipira, o mulato) e as temáticas envolvendo fatos históricos, políticos, econômicos e sociais.
Autores brasileiros pré-modernistas
Com uma posição crítica em relação à sociedade e aos modelos literários anteriores, os escritores pré-modernos romperam com a linguagem formal e exploraram temáticas históricas, políticas e econômicas, analisando o período em que o Brasil estava (política do café-com-leite e as inúmeras revoltas que aconteciam). Os principais autores da época foram Euclides da Cunha, Graça Aranha, Monteiro Lobato, Lima Barreto, Augusto dos Anjos e João do Rio