• Matéria: Física
  • Autor: Riccky
  • Perguntado 7 anos atrás

1 - Partindo do princípio biofísico que o coeficiente se solubilidade do gás dióxido de carbono é aproximadamente 30 vezes maior que o gás oxigênio, como se explica uma pressão parcial de CO2 de 35 a 45 mm/Hg e uma pressão parial de oxigênio de 80 a 100 mm/Hg?

2 - Qual a relação do questionamento acima com a patologia estudada: Anemia Falciforme?

Respostas

respondido por: vchinchilla22
0

1) Sabemos que a solubilidade do gás dióxido de carbono é aproximadamente 30 vezes maior que o gás oxigênio, enquanto que a pressão parcial de CO₂ de 35 a 45 mm/Hg e uma pressão parcial de oxigênio de 80 a 100 mm/Hg.

Este fato é explicado porque, numa mistura gasosa, cada gás constituinte tem uma pressão parcial que é a pressão teórica desse gás constituinte se apenas ocupar todo o volume da mistura original à mesma temperatura. A pressão parcial dos gases sangüíneos é importante porque está diretamente relacionada aos parâmetros fisiológicos de ventilação e oxigenação.

Sob condições estáveis, a quantidade de CO₂ produzida pelo metabolismo é igual à quantidade de CO₂ removida pelos pulmões através dos capilares. Assim a pressão parcial de oxigênio é maior que a de o dioxido de carbono, porque a quantidade de oxigenio no sangue arterial tem níveis mais altos.

2) A relação do questionamento acima com a Anemia Falciforme, é dada porque níveis baixos de oxigênio na hemoglobina que é quem transporta -o por todo o corpo, gerando células falciformes, ou seja, a hemoglobina tem a forma de barras rígidas dentro dos glóbulos vermelhos.

Perguntas similares