1)

Para os idealizadores da _________, é mais importante atacar as causas do crime do que punir o delito por si só. Assim, faz-se necessário criar um conjunto de instrumentos que possa coibir a prática delitiva ao reduzir as oportunidades (vantagens) que o delinquente possa ter com a sua conduta. Nesse sentido, foram criados no Brasil delegacias que são especializadas no atendimento a vítimas mais vulneráveis à intimidação (idosos, crianças e mulheres).

Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima:

Alternativas:

a)

Escola de Chicago;
b)

Realismo da Esquerda;
c)

Teoria da escolha racional;
d)

Teoria das janelas quebradas;
e)

Escolha neokantista.

2)

De acordo com os defensores dessa teoria, o crime não é um defeito da sociedade ou dos sistemas, mas algo que encontra-se inerente à própria convivência do ser humano em sociedade. Nesse sentido, o pesquisador deve analisar quatro elementos para conseguir extrair conclusões válidas sobre o crime, quais sejam: o agente, a vítima, controle formal e controle informal. Aludida escola/teoria foi formada no final da década de 1970 e ainda defendia que a criminologia deveria ser estudada baseando sobretudo em análises de dados e experiências de soluções para a diminuição do crime, já que a eliminação seria um objetivo inalcançável.

A qual teoria o texto se refere?

Alternativas:

a)

A Criminologia Crítica;
b)

O Realismo de Esquerda;
c)

O pós-modernismo de Michel Foucault;
d)

A Escola Clássica;
e)

A Escola de Chicago.

Respostas

respondido por: vchinchilla22
6

1) Alternativa correta: b)  Realismo da Esquerda;

Para os idealizadores do Realismo da Esquerda, é mais importante atacar as causas do crime do que punir o delito por si só.

A partir das décadas de 1960 e 1970, criminologistas propuseram que as políticas públicas atacassem as “causas-raiz” do crime, como por exemplo a pobreza.

O realismo de esquerda sustenta que o crime afeta desproporcionalmente a classe trabalhadora, mas soluções que apenas implicam um aumento da repressão agravam o problema do crime.

A causa principal do crime é a privação relativa. Embora medidas preventivas e vigilância sejam necessárias, elas devem ser controladas democraticamente.


puradrinalina: Obrigada!
ulissesdriigop5mt85: resposta certa c)
Teoria da escolha racional;
Perguntas similares